Se você quer melhorar seu desempenho nos treinos, saiba que o suplemento Whey Protein é uma ótima opção. Muito utilizado por quem pratica exercícios com frequência, esse suplemento ajuda na síntese das proteínas musculares e a aumentar a massa muscular magra.
Que tal saber mais a fundo sobre o suplemento Whey Protein, entender no que consiste, como ele funciona, como utilizá-lo e quais são seus principais benefícios? Continue lendo esse artigo que vamos te explicar!
O que é o suplemento Whey Protein?
O suplemento Whey Protein é um produto que auxilia na construção de músculos e tecidos quando aliado a uma rotina de exercícios físicos.
Esse suplemento é feito com uma proteína que é extraída do soro do leite, composta por alfa-globulina e beta-globulina. Além disso, em sua composição também há a presença de aminoácidos essenciais, que são rapidamente absorvidos pelo corpo, ajudando na construção dos músculos e tecidos.
O suplemento Whey Protein chega até você depois de passar por um processo de industrialização, onde chega na consistência de pó. Por conta do gosto forte, não são todos que ingerem ele puro, então é comum encontrar suplementos Whey com sabores. Mas antes de consumir, lembre-se de olhar a lista de ingredientes e confirmar a quantidade de açúcar que há na composição.
Para que serve o Whey Protein?
O suplemento é muito comum de ser usado na prática de exercícios, mas ele também serve para outras funções. Olha só:
Atividades físicas
Como falamos acima, essa é a forma mais comum de uso do Whey. Seu consumo ajuda a aumentar a força e a massa muscular, quando aliado a um treinamento com atividades físicas. Além disso, ele também ajuda na recuperação muscular após uma série de atividades intensas.
Nutrição
A proteína do soro de leite que está no suplemento, também ajuda no ganho de peso, principalmente para aquelas pessoas com problemas para ganhar e manter. Para seu uso dessa forma, é recomendado o acompanhamento de um profissional.
Reduzir a pressão sanguínea
Segundo uma pesquisa feita em 2010, por pesquisadores da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, analisou que suplementos como o Whey Protein ajudam a reduzir a pressão sanguínea em casos de pessoas que sofrem com hipertensão.
Tipos de Whey Protein
Agora que você conhece mais sobre o suplemento Whey Protein, vamos conhecer os tipos que existem no mercado. É muito importante saber suas diferenças e qual é a melhor opção para você.
Whey Protein concentrado
O Whey Protein Concentrado tem uma concentração proteica menor. Em sua composição também há lactose e gordura, e é mais saboroso. Ele é indicado para quem busca um bom custo-benefício. Esse tipo também possibilita um consumo maior diário.
Whey Protein isolado
O Whey Protein Isolado tem cerca de 90% de proteínas e consequentemente menos lactose, gordura e minerais. Esse tipo de suplemento é feito com a quebra das proteínas em fragmentos bem menores, facilitando a absorção e potencializando o efeito do aumento da massa e força muscular.
O Whey isolado é recomendado para pré ou pós-treino imediato.
Whey Protein hidrolisado
O suplemento Whey Protein hidrolisado é uma versão do suplemento em cápsula, onde devem ser pré-dirigidas para serem absorvidas rapidamente pelo corpo.
Qual o melhor tipo de Whey Protein: suplemento isolado, concentrado ou hidrolisado?
Para saber qual o melhor tipo de Whey Protein é preciso saber qual sua necessidade física e nutricional, isso porque enquanto alguns ajudam a ganhar massa muscular outros ajudam a emagrecer, por exemplo.
O Whey protein concentrado é recomendado para quem precisa de proteínas com o melhor custo benefício. Ele também é uma opção para pessoas que não possuem restrição com carboidratos, gorduras e lactose.
O Whey Protein Isolado e o Hidrolisado são de rápida absorção, nesse caso são recomendados para pré ou pós-treino, garantindo os nutrientes para os músculos. Eles são ótimas opções para quem tem restrição a lactose, pois seu teor é quase zero.
Para quem é indicado o suplemento Whey Protein?
O suplemento Whey Protein pode ser usado por qualquer adulto saudável, normalmente ele é indicado para atletas ou praticantes de atividades físicas. Mas antes de começar a tomar, é recomendado fazer uma avaliação com um profissional, como um nutricionista.
Além disso, antes de tomar o Whey Protein, é preciso olhar sua composição, há alguns tipos como falamos acima que possui alto teor de lactose e gordura, uma péssima opção para quem é intolerante.
Principais benefícios:
Você sabia que existem vários benefícios que surgem ao começar a ingerir o Whey Protein? São eles:
- Ajuda a ganhar massa muscular magra;
- Ajuda a reduzir a gordura corporal;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Gera bem-estar e disposição;
- Reduz o estresse;
- Evita a perda óssea e muscular;
- Melhora o sistema cardiovascular;
- Aumenta o efeito da saciedade.
Mas além disso, ele promove outros benefícios que muitas pessoas não sabiam e até mesmo têm dúvidas.
Whey Protein engorda?
A resposta é não! Esse é outro benefício do suplemento Whey Protein que algumas pessoas não sabiam, ele não engorda. Porém é preciso tomar cuidado com a ingestão em excesso, caso também não esteja alinhada com a nutrição e treino, seu uso pode engordar.
Como usar o Whey Protein como aliado para emagrecer?
Você sabia que o Whey também pode ser usado para auxiliar no processo de emagrecimento? Como ele é uma ótima fonte de proteínas e com praticamente zero gorduras, é excelente para você implantar ele em sua dieta.
Além de diminuir o apetite, o suplemento retarda o esvaziamento gástrico, garantindo saciedade durante um período maior.
Como usar o Whey Protein para ganhar massa muscular?
Se você quer ganhar massa muscular, esse é outro benefício do suplemento. Para isso, é recomendado ingerir 20 minutos antes do treino ou até 30 minutos após o treino. Ele irá ajudar na recuperação dos músculos, aumentando a concentração de proteínas no corpo, logo, ajudando no ganho de massa muscular.
Quem não pode consumir suplemento Whey Protein?
Como falamos acima, o Whey possui em sua composição lactose e outros carboidratos. Por isso ele não é recomendado para pessoas intolerantes ou alérgicas a derivados do leite.
Mas se você não pertencer a esse grupo, pode utilizar o suplemento, principalmente se quiser mais proteínas do que normalmente consumimos nos alimentos. O Whey Protein é ótimo para quem faz exercícios físicos intensos ou para quem precisa de absorção de nutrientes. Mas antes de iniciar a suplementação, vá até um profissional e veja a melhor forma para consumi-lo.
Existem efeitos colaterais?
O consumo em excesso do suplemento pode causar efeitos colaterais. Pessoas com intolerância a lactose também podem sofrer com os efeitos, que são problemas digestivos, como cólicas, gases, indigestão e diarréia. Mas esse problema pode ser resolvido com o uso do suplemento isolado, que contém taxas mínimas de lactose.
Como tomar o Whey Protein?
Se você está pensando em começar a tomar o Whey, separamos algumas dicas que vão ajudar você nesse processo.
Existem três pontos que devem ser considerados na hora de iniciar a suplementação: o período do dia, a quantidade e a mistura.
Vamos falar detalhadamente sobre cada um, e é muito importante segui-los pois uma prática errada pode colocar todo seu esforço para baixo. Olha só:
Período do dia
Você sabia que existem os melhores horários para tomar o suplemento? Seguir uma rotina de horários é fundamental para que o corpo responda a proteína da mesma forma sempre.
Os melhores horários para tomar são:
- Pós-treino;
- Ao acordar;
- Antes de dormir;
- De 30 a 40 minutos antes de iniciar o treino.
Escolha a melhor opção e siga sempre que possível o mesmo horário durante o período de suplementação.
Quantidade
Não existe uma quantidade exata de Whey Protein a ser ingerido diariamente, isso porque a quantidade varia de pessoa para pessoa. Afinal, a quantidade que um fisiculturista ingere de Whey nunca será a mesma quando comparada a alguém que apenas pratica exercícios físicos.
Para saber a quantidade necessária que você deve tomar, basta calcular a quantidade média de proteína que você ingere diariamente e ver quanto a mais você deverá ingerir. O auxílio de um profissional ajuda bastante nesse momento também.
Mistura
Outro fator importante é saber como consumir o Whey Protein. Como ele é um suplemento solúvel, pode ser diluído em vários meios, porém os mais comuns são:
- Água;
- Vitaminas;
- Shakes.
Suplementos que complementam a ação do Whey Protein
Você sabia que o Whey pode ser combinado com outros suplementos? Como por exemplo, BCAA, e a Glutamina.
Saiba como essas combinações funcionam.
Whey Protein + BCAA
O Whey + BCAA é uma ótima combinação para quem quer aumentar a massa muscular. Essa combinação entre proteínas se completa durante a absorção no organismo.
Além disso, essa combinação tem muito mais aminoácidos do que um simples Whey Protein, isso porque há 6 proteínas diferentes em sua composição. Isso faz com que a absorção seja mais rápida, promovendo uma recuperação muscular imediata e gradativa.
Whey isolada + Glutamina + BCAA
Esse conjunto é ótimo para quem quer crescer. O BCAA, a Glutamina e o Whey são suplementos com baixo teor de carboidratos e altos índices de proteínas, vitaminas e aminoácidos básicos, sendo uma boa opção para intolerantes à lactose.
Eles ajudam a elevar a massa muscular e os níveis de energia e força.
Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!
Quem tem diabetes tipo 2 pode tomar whey ? Tenho 78 anos .
Olá Maria, tudo bem? Neste caso, o mais indicado é que você verifique essa questão com o seu médico, já que o uso de qualquer suplemento alimentar depende das necessidades de cada organismo e também da prescrição feita por médicos e nutricionistas.