A glutamina é um aminoácido sintetizado a partir do ácido glutâmico, da valina e da isoleucina. Produzido naturalmente pelo organismo encontrado em grandes quantidades em vários órgãos e tecidos do corpo humano, inclusive no plasma sanguíneo. A glutamina representa por volta de 60% do tecido muscular esquelético. Quando o indivíduo pratica atividades físicas, essa concentração de glutamina é reduzida em seu organismo. O que prejudica o processo de seu rendimento e de sua recuperação. Por este motivo, a suplementação com glutamina, conhecido também como l-glutamina ou glutamine, é tão importante. Principalmente no dia a dia de atletas profissionais e de pessoas, em geral, que praticam exercícios físicos com regularidade.

Como funciona a suplementação com glutamina?
Assim, a glutamina é fundamental na síntese de proteínas. E não pode faltar para que vários órgãos funcionem de maneira correta, como coração, pulmão, rim, fígado e intestino. Quem faz a suplementação de glutamina garante auxílio na recuperação do sistema imune, promove o recebimento do glicogênio utilizado pelos músculos. Sem contar que também evita o catabolismo e fornece energia. Na verdade, a glutamina consiste no transportador primário de nitrogênio para as células musculares.
Além disso, muita gente tem dúvidas se o consumo de glutamina engorda. E não, o consumo de glutamina não engorda, já que ela é um aminoácido e os níveis calóricos são mínimos.
Glutamina Peptídeo: A glutamina peptídeo é a proteína hidrolisada do trigo. Sendo que a L-glutamina está presente em 30% da sua porção. Ela é composta por demais aminoácidos, o que melhora sua absorção no organismo. No entanto, esse tipo de glutamina deve ser evitado por pessoas que sofrem de problemas hepáticos ou renais.
Para que serve a glutamina?
Outra dúvida muito comum é para que serve a glutamina? A glutamina, em doses adequadas, gera os seguintes benefícios para o corpo humano:
- Atua como um verdadeiro combustível do sistema imunológico. Quando sua quantidade no organismo é insuficiente, abre-se uma brecha para a entrada de enfermidades causadas por vírus e bactérias. A suplementação desse aminoácido funciona como fonte de energia para o sistema imune. Além de auxiliar, diariamente, no processo de renovação das células e fortalecimento dos tecidos.
- Ajuda o bom funcionamento da flora intestinal, pois facilita o processo de absorção dos nutrientes oferecidos pela alimentação. Além de normalizar a permeabilidade e o funcionamento do intestino.
- Por ser transformada em ácido glutâmico, que beneficia a síntese de GABA, a glutamina contribui com a atividade mental.
- A glutamina ajuda a manter um pH sanguíneo adequado.
- Ela auxilia na boa formação e manutenção do tecido muscular. E previne o desperdício muscular, normalmente gerado em casos de repouso duradouro, quando o indivíduo é acometido por enfermidades crônicas.
- Contribui para a produção da glutationa, um antioxidante que age na desintoxicação de substâncias, impede a oxidação dos tecidos. E ajuda a proteger as células dos radicais livres. A glutamina auxilia também na produção de ácido fólico (vitamina B9) pelo organismo, fundamental para prevenir a anemia.
- A glutamina ajuda a manter um sistema digestivo saudável. Auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue, além de diminuir a fadiga e combater as crises depressivas.
Por que fazer a suplementação com glutamina?
A glutamina é produzida pelo organismo e também pode ser adquirida através dos alimentos. No entanto, existem casos em que apenas isso não é suficiente para suprir as necessidades do corpo humano. Sendo preciso fazer a suplementação desse nutriente. Isso ocorre principalmente para quem pratica treinos longos, intensos e regulares ou que adere às dietas com baixa ingestão de proteínas.
A suplementação com glutamina é importante também para pacientes pré e pós-cirúrgicos, além de pessoas portadoras de patologias crônicas.
Glutamina: Como tomar?
No caso da suplementação com glutamina, os horários e as quantidades podem variar. Sempre de acordo com a necessidade de cada pessoa e da orientação individual de profissionais da área. Mas os momentos mais adequados são:
- De manhã, ao acordar
Ingerir glutamina em jejum aumenta o transporte de glicogênio. Essa reposição de energia impede que ocorra o catabolismo.
- Pré-treino
A suplementação com glutamina no pré-treino impede que ocorra a fadiga dos músculos, melhorando sua resistência.
- Pós-treino
Ingerir glutamina na refeição pós-treino melhora a recuperação muscular. E ajuda a normalizar os níveis de glutamina que foram eliminados ao longo do treino.
- À noite, antes de dormir
O consumo de glutamina na última refeição do dia contribui com a produção do hormônio do crescimento (GH) durante o sono. Fazendo com que os músculos permaneçam em estado anabólico. Além disso, a glutamina também pode ser consumida com outros suplementos alimentares, como BCAA e Whey Protein, por exemplo. Porém, qualquer combinação deve ser prescrita por médicos ou nutricionistas, de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa.
Leia também O que é glutamina? Saiba mais sobre os benefícios

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!