Com o estresse causado por uma vida corrida, além do excesso de preocupações e afazeres, é comum que a mente fique agitada e sobrecarregada e não consiga se desligar na hora de dormir, gerando um problema chamado insônia. Ao contrário do que muitos podem pensar, a insônia pode interferir diretamente em nossa qualidade de vida, em nossa saúde, gerar doenças e afetar nossa concentração e produtividade no dia a dia. Como pode ver, a insônia é um problema sério e que deve ser tratado e resolvido o quanto antes.

O que é insônia?
A insônia é um tipo de distúrbio do sono que gera dificuldade para dormir ou para continuar dormindo, podendo aparecer frequentemente ou de maneira esporádica. Esse problema é mais comum quando a pessoa está passando por períodos de estresse, mas pode também surgir como sintoma de alguma doença, como a depressão, ou em condições como a gestação, a menopausa ou quando ocorrem transformações na fisiologia do organismo, como na terceira idade, por exemplo. Para evitar ou tratar a insônia, é fundamental aderir a alguns hábitos saudáveis, como não ver televisão e não olhar no celular na hora de dormir, procurar deitar sempre no mesmo horário, não se alimentar perto da hora de dormir, além de praticar exercícios físicos regularmente.
Insônia: Quais os principais sintomas?
Os principais sintomas de insônia são os seguintes: dificuldade para começar a dormir, dificuldade em dar continuidade ao sono, acordar bem mais cedo que o desejado, pensamentos acelerados e ansiedade, não conseguir deitar num horário razoável etc.
O que pode causar a insônia?
A insônia pode ter ligação com a ansiedade, com o estresse e com a ingestão excessiva de estimulantes, como o café e alguns tipos de refrigerantes, por exemplo. Além disso, a insônia também pode estar relacionada com: o uso de drogas ilícitas, as mudanças hormonais, o uso de remédios para dormir por tempo prolongado, doenças como depressão, fibromialgia e apneia do sono, por exemplo, envelhecimento, falta de disciplina em relação ao horário de dormir e de acordar, mudança de fuso horário (jet lag), mudanças frequentes de turnos de trabalho etc.
Que tipo de doença causa insônia?
As principais doenças que podem gerar ou agravar a insônia são: depressão, fibromialgia, apneia do sono, transtorno de ansiedade, doenças da glândula tireoide, entre outras.
Por que a ansiedade causa insônia?
É comum a ansiedade e a insônia andarem juntas, pelo fato de uma poder desencadear a outra. Na verdade, a ansiedade é um dos principais fatores que levam à insônia. A pessoa fica tão ansiosa, com os pensamentos tão agitados e turbulentos, que ela não consegue dormir.
O que a falta de sono pode causar?
A falta de sono pode causar vários problemas que afetam o dia a dia das pessoas, como: cansaço mental, problemas de memória, falta de produtividade e de atenção, estresse, diabetes, redução da libido, dificuldade de aprendizado e de raciocínio, maior risco de doenças cardiovasculares e de dores crônicas, maior ganho de peso, irritabilidade, redução da saúde mental, entre outras.
O que fazer para acabar com a insônia?
Existem algumas alternativas para tentar combater a insônia: a ingestão de chás naturais, a chamada terapia de higiene do sono e o tratamento com medicamentos. A seguir, vamos conhecer melhor cada uma delas.
- Ingestão de chás calmantes e naturais: Neste caso, existem várias opções, como chá de maracujá, erva cidreira ou camomila, por exemplo. Essas são plantas medicinais que apresentam propriedades calmantes que podem ajudar a dormir melhor.
- Higiene do sono: Consiste em aderir a alguns hábitos que favorecem uma boa noite de sono, como: não dormir durante o dia, praticar atividades físicas durante o dia, ingerir alimentos leves à noite e não comer muito próximo do horário de dormir, deitar-se e levantar-se sempre no mesmo horário, não ver TV e não mexer em celulares, tablet e computadores perto da hora de dormir, não ficar na cama ao longo do dia, evitar luzes e barulhos em excesso no quarto, praticar meditação, massagens, acupuntura etc.
- Tratamento com remédios: Medicamentos ansiolíticos e específicos para dormir (como o Lorazepam, Clonazepam ou Diazepam etc) só devem ser usados após a prescrição feita por médicos, e mesmo assim é preciso cuidado, já que esse tipo de remédio pode causar dependência e efeitos colaterais, inclusive relacionados à memória.
Conheça Melatonina, da Recover Farma!
Melatonina, da Recover Farma, é um produto que pode ajudar a combater a insônia por meio da preparação e indução do sono, já que é sensível à luminosidade, com início de elevação no começo da noite e queda no final da noite. Além disso, conheça também: Melatonina Gota Sublingual, da Recover Farma, que facilita a sua absorção, produzindo um efeito mais rápido. Mas antes de utilizar esses produtos, é necessário consultar um médico.
Qual a dosagem de melatonina para dormir?
A dosagem de melatonina para dormir deve ser indicada de acordo com a avaliação e a orientação médica para cada pessoa, individualmente.
Pode tomar melatonina todos os dias?
O uso deste produto deve ser de acordo com a orientação médica. Se o médico indicar, pode sim tomar melatonina todos os dias, até a normalização do sono.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!