Você já ouviu falar sobre: passiflora para que serve? Ela é uma planta medicinal (que contribui com o alívio da ansiedade, do estresse e combate à insônia) também conhecida como flor da paixão e flor de maracujá. Para entender tudo sobre essa planta, fique conosco até o final deste post!
O que é Passiflora e para que serve?
A passiflora é uma planta medicinal, cujo nome científico é Passiflora incarnata L., mas ela é popularmente conhecida como flor da paixão e flor de maracujá. A passiflora contém aminoácidos, flavonoides, alcaloides e antocianinas, por isso ela pode ajudar em casos de hipertensão arterial e contribuir para aliviar os sintomas da menopausa, por exemplo.

Passiflora para que serve?
A passiflora serve para auxiliar em vários problemas de saúde, e os principais são os seguintes: alivia a ansiedade e o estresse; ajuda a regular o ritmo cardíaco e a pressão arterial; reduz os sintomas da menopausa; atenua os sintomas de problemas digestivos; e auxilia no tratamento de doenças inflamatórias. A seguir, vamos entender cada benefício de forma mais detalhada.
Serve para aliviar a ansiedade e o estresse?
A passiflora é composta por flavonoides (como a crisina, por exemplo) que intervêm no desempenho do ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor inibidor do sistema nervoso central, contribuindo para regular o ciclo do sono, dar mais ânimo, além de reduzir o estresse e a ansiedade.
Ajuda a regular o ritmo cardíaco e a pressão arterial
De acordo com estudos científicos, a passiflora pode auxiliar na redução do ritmo cardíaco e da pressão arterial, graças às suas ações: vasodilatadora, cardiotônica, miorelaxante e hipotensora. Com isso, a passiflora pode ser indicada (pelos médicos) como complemento no tratamento de alterações cardíacas e da hipertensão.
Pode reduzir os sintomas da menopausa
A composição da passiflora, que ajuda a combater a ansiedade e o estresse, favorece também o alívio dos sintomas relacionados à menopausa, como: insônia, irritabilidade, dor de cabeça, palpitações cardíacas e ondas de calor.
Serve para atenuar problemas digestivos?
Devido às suas ações antiespasmódicas e anti-inflamatórias, a passiflora pode ajudar em casos de doenças gastrointestinais, contribuindo com o funcionamento intestinal e com o alívio dos espasmos digestivos relacionados com a colite e com a gastrite. Sem contar que a passiflora possui propriedade antibacteriana, combatendo a bactéria Helicobacter pylori, relacionada com o surgimento de úlcera no estômago.
Auxilia no tratamento de doenças inflamatórias
A passiflora apresenta ação anti-inflamatória que gera a inibição de algumas citocinas, enzimas e histaminas que causam a inflamação do organismo como, por exemplo, na psoríase e na artrite reumatoide.
Qual a melhor Passiflora do mercado?
Clique aqui para conhecer a Passiflora em cápsulas. Por conter alcaloides e flavonoides, a Passiflora atua no sistema nervoso central, resultando em ação sedativa, tranquilizante e espasmódica.
Passiflora apresenta ação cardiovascular, já que reduz a pressão arterial. Embora a Passiflora seja de grande valor terapêutico – como sedativo – ela não deprime o sistema nervoso central. Graças ao seu efeito analgésico, a Passiflora também pode ser utilizada em casos de nevralgias.
Quais os benefícios de Passiflora?
O consumo do produto Passiflora pode oferecer vários benefícios à saúde, como: efeito analgésico; alívio da ansiedade; combate à insônia; efeito tranquilizante e sedativo.
Como tomar Passiflora?
De acordo com a posologia de Passiflora, tomar de 1 a 3 cápsulas (200 mg) ao dia. Porém, é fundamental consultar um médico antes de consumir este produto, já que cada organismo possui necessidades individuais.
Quais os efeitos colaterais de Passiflora?
Passiflora pode apresentar bastante sonolência e, por este motivo, é indicado não dirigir veículos e não operar máquinas, já que os reflexos podem ficar reduzidos. Além disso, este produto pode reduzir a pressão arterial. Em casos raros, podem ocorrer os seguintes efeitos colaterais: náuseas, vômitos, dor de cabeça e taquicardia.
Quais as contraindicações de Passiflora?
A Passiflora não deve ser consumida por gestantes, lactantes, por crianças com menos de 12 anos de idade e nem por quem possui alergia aos componentes da fórmula. Este produto não deve ser consumido com bebidas alcoólicas e nem com outros medicamentos calmantes, com efeito sedativo ou anti-histamínico. Passiflora não deve ser ingerida em simultâneo com aspirina, varfarina ou heparina, antiplaquetários e anti-inflamatórios não esteroides, já que pode causar sangramentos. Todas as pessoas devem consultar um médico antes de consumir este produto.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!