O jejum intermitente é um dos diversos métodos de emagrecimento que existem e ganhou força nos últimos anos, principalmente depois que algumas famosas fizeram e começaram a divulgar na mídia. Além de emagrecer, o jejum intermitente traz outros benefícios para a saúde, como aumento da imunidade, melhora da disposição e desintoxicação do organismo.
O que é jejum intermitente?
A pessoa que opta por esse tipo de dieta alterna momentos de jejum com momentos de alimentação de forma previamente programada. Esse período pode variar de 16 a 36 horas seguidas sem comer, apenas com a ingestão de líquidos, como água, café sem açúcar e chás.
Para que o jejum intermitente traga resultados positivos, é aconselhável a orientação de um profissional de saúde, que vai avaliar a condição individual e implementar a melhor maneira de fazer a dieta.
Tipos de jejum intermitente
Cada tipo de jejum intermitente varia de acordo com a duração das horas em que não se pode comer e a quantidade de vezes que é feito. A seguir, mostramos os principais métodos:
– Jejum 16/8: Neste tipo, o jejum dura de 14 a 16 horas já contando as horas de sono e nas 8 horas seguintes a pessoa está liberada para comer.
– Jejum 24h ou coma, pare, coma: Aqui, a pessoa fica um dia inteiro sem comer e volta no dia seguinte. Pode ser feito de 2 a 3 vezes na semana.
– Jejum de 36h ou dias alternados: Essa prática deixa a pessoa em jejum por um dia todo e mais metade do dia seguinte, totalizando as 36 horas. Como o período de restrição é mais longo, esse tipo de jejum intermitente deve ser feito por quem já está mais acostumado.
– Jejum 5/2: Um pouco mais ameno do que os demais, já que a pessoa pode comer 5 dias por semana sem exageros e escolher outros 2 dias, seguidos ou não, para reduzir a quantidade de calorias, para 500 ou 600 por dia.
Para que serve o jejum intermitente?
Aqueles que aderem ao jejum intermitente pretendem perder peso. Essa prática faz com que o organismo utilize a gordura armazenada no corpo para transformá-la em energia. Esse processo é chamado de cetose e traz alguns benefícios, como um maior controle do apetite e a redução dos níveis de insulina no corpo.
Além do emagrecimento, estudos já apontaram que o jejum intermitente diminui o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes.
Como fazer jejum intermitente?
Já falamos que existem diversos tipos desse jejum e o ideal é começar aos poucos, de preferência uma vez por semana por, no máximo, 16 horas, para o corpo se adaptar a essa dieta.
No caso do jejum 16/8 uma opção é pular o café da manhã e utilizar a janela de alimentação para almoço e jantar. Quem tem o hábito de dormir cedo, pode utilizar as 8 horas para tomar o café da manhã, almoçar e iniciar o jejum à noite.
Quem quiser fazer o jejum de dias alternados, o indicado é começar após uma refeição bem nutritiva, almoço ou jantar, ficar o dia seguinte todo sem comer e voltar normalmente a se alimentar no terceiro dia.
O que posso beber no jejum intermitente?
Água, chás e café sem a adição de açúcar ou adoçante estão liberados no período de jejum. Se preferir, pode utilizar algum suplemento de cafeína, já que esse componente é um inibidor de apetite e ajuda a manter a concentração na dieta.
Pode fazer jejum intermitente todos os dias?
Já dissemos que o jejum intermitente depende muito dos hábitos, das condições físicas e de saúde de cada um para ser implementado. Com isso em mente, cada organismo pode ter uma reação diferente ao fato de fazer essa dieta diariamente. Caso você opte por tentar, o jejum 16/8 ou o 5/2 são os mais indicados, pois podem ser feitos todos os dias por serem mais amenos.
Mesmo assim, é importante ter um acompanhamento de um profissional de saúde. Caso se sinta mal ou tenha algum sintoma muito desagradável, o ideal é fazer uma reavaliação com seu médico ou nutricionista para verificar a continuidade do jejum intermitente diário.
Benefícios do jejum intermitente:
Quando feito de maneira correta, o jejum intermitente traz diversos benefícios para a saúde, entre eles:
– Perda de peso e redução do colesterol: Isso acontece porque, nas janelas de alimentação, é recomendado ingerir alimentos de alto valor nutricional e baixos níveis de açúcar e gordura.
– Melhora do metabolismo: Uma alimentação menos calórica reduz os níveis de glicose e insulina no sangue, forçando o organismo a utilizar a gordura como fonte de energia. Isso também ajuda a prevenir o aparecimento de doenças, como a diabetes.
– Aumento da imunidade: Como a dieta estimula uma alimentação mais saudável livre de gorduras e rica em fibras, vitaminas, proteínas e antioxidantes, o risco de surgir doenças cardiovasculares diminui consideravelmente, além de prevenir a hipertensão arterial.
Cuidados com o jejum intermitente:
O primeiro passo é procurar orientação médica para verificar se sua condição clínica está favorável à prática do jejum intermitente. Outro ponto é respeitar os horários de jejum e seguir à risca o planejamento, além é claro de manter uma alimentação equilibrada e fazer uma boa hidratação.
Nos períodos pós jejum, é importante comer alimentos leves e de baixo índice glicêmico para uma boa digestão. Quanto maior o período de jejum, menor deve ser a quantidade de comida ingerida na primeira refeição.
Evite frituras, produtos congelados, processados ou com excesso de açúcar, prefira frutas como morango, framboesa, melão e proteínas magras como o peixe ou peito de frango. Pode abusar também das verduras, legumes e grãos, que têm alto valor nutricional.
Quem não deve fazer jejum intermitente?
Grávidas ou mulheres na fase de amamentação, menores de 18 anos e maiores de 60 anos, pessoas que usam medicamentos controlados diários ou portadores de diabetes não devem fazer jejum intermitente. Pessoas com distúrbios alimentares como anorexia ou bulimia, hipertensão, câncer e com baixo índice de massa corporal (IMC) também devem evitar essa prática.
Mesmo em condições saudáveis, é bom consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de dieta. O jejum intermitente é apenas um dos vários métodos para quem busca manter o corpo sempre em boa forma. Se você mantém uma rotina de exercícios e se preocupa com seu bem-estar corporal, conheça a Recover Farma, aqui você encontra uma linha completa de suplementação e outros produtos que potencializam os resultados de atletas e praticantes de atividade física.
Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde, potencializar seus treinos, perda de peso e muito mais. Por esses motivos lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!