Segundo a autora e professora da Universidade Stanford Kelly McConigal, Ph.D., movimentar o corpo pode literalmente reconfigurar o cérebro. Em seu novo livro, The Joy of Movement (A Alegria do Movimento), ela explica como o movimento pode mudar a neuroquímica de nossos cérebros.
Muitos se lembram daquela sensação agradável da liberação de endorfinas ao pensar sobre a relação entre malhar e felicidade. Mas, diz McGonigal, existem muitas outras maneiras pelas quais o movimento pode criar alegria e reduzir a dor. Embora essa sensação agradável obtida pela endorfina certamente ajude, não é a única resposta que nosso cérebro tem em relação a exercícios conscientes.
Aqui estão três maneiras pelas quais o exercício pode criar alegria, de acordo com McGonigal. Com os conselhos dela, você ficará inspirado a se levantar e se mexer!

Movimentar o corpo promove conexão com as outras pessoas
McGonigal reconhece que malhar causa um aumento nas endorfinas. Mas, diz ela, também há um aumento de endocanabinóides, dopamina e ocitocina, que são hormônios neuroquímicos que facilitam o vínculo com outras pessoas.
“O movimento deixa você mais disposto a confiar e cooperar com os outros”.
Ele também cria o que ela chama de “alegria coletiva”, que é um tipo de alegria que leva você a se conectar com os outros. De acordo com McGonigal, quando você se move com os outros, cria uma sensação eufórica de que você está fortemente conectado a essas pessoas.
“É um truque do cérebro”, diz ela. “Se estamos movendo o corpo juntos ao mesmo tempo, meu cérebro começa a me perceber não como separado de você, mas quase como um superorganismo do qual você e eu fazemos parte”.
Movimentar o corpo pode ajudá-lo a se definir
Outra razão pela qual movimentar o corpo cria alegria, diz McGonigal, é porque permite que você molde sua identidade. Dependendo do tipo de exercício, seja yoga ou crossfit, você poderá acessar diferentes partes de si mesmo que podem ajudá-lo a descobrir quem você gostaria de se tornar.
Ela cita alguns exemplos: “Se você vai a um lugar como o crossfit, você está demonstrando sua força. Seu cérebro está entendendo esse movimento, não dizendo que você fez algo forte, mas que você é forte. Você é poderoso”.
Por outro lado, se você faz parte de uma aula de kickboxing (como a própria McGonigal), pode associar esse movimento à coragem e resiliência. “Quando estou no kickboxing, sinto bravura no meu corpo, sinto o espírito de luta”, diz ela.
Independentemente do tipo de movimento que você preferir, McGonigal acredita que você poderá acessar diferentes versões de si mesmo que ativam essas afirmações positivas. Através do movimento, você terá uma melhor compreensão de sua identidade e energia geral.
O movimento ajuda a criar significado e propósito
Além de ajudá-lo a moldar sua identidade, movimentar o corpo tem um significado intrínseco. O propósito é fundamental em termos de felicidade. Ter um propósito é benéfico para nossa saúde mental e física, e McGonigal diz que nosso subconsciente cria sentidos fora do movimento o tempo todo.
“Os seres humanos são máquinas de fazer sentido”, afirma. Dito isto, estamos constantemente tentando entender as atividades que realizamos, às vezes sem nem mesmo perceber.
É por isso que movimentar o corpo pode ter um impacto tão significativo em nosso propósito, pois a mente pode naturalmente dar sentido à ação. Mesmo algo tão simples como um passeio à tarde pode ser profundo em termos de propósito.
McGonigal concorda: “Caminhar é poderoso porque é uma experiência de corpo inteiro e é uma metáfora. Você está literalmente avançando e está trilhando um caminho”.
No geral, a verdadeira alegria movimentar o corpo é muito mais do que uma avalanche de endorfinas que experimentamos após uma corrida ou uma sessão de yoga. Mesmo quando você não conhece o exercício, ele cria respostas neurológicas que beneficiam muitos aspectos de nossa saúde. E, de acordo com McGonigal, esses benefícios à saúde mental podem até superar os benefícios cardiovasculares advindos dos exercícios.
“O movimento é mais importante do que algo que você simplesmente arranja um tempinho para fazer, porque isso ajudará a evitar um ataque cardíaco daqui a 20 anos”, ela brinca. “Se isso não faz você se mexer, não sei o que fará”.
Conteúdo traduzido livremente e adaptado de mindbodygreen, escrito por Jason Wachob.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!