Você sofre com má circulação nas pernas? Então este post é para você! Aqui vamos falar sobre este assunto, entender o que é a má circulação nas pernas, quais as causas e os principais tipos de tratamento. Confira a seguir!
O que é a má circulação nas pernas?
A má circulação nas pernas consiste na dificuldade que o sangue pode ter de passar pelas veias e artérias. Normalmente, essa condição pode ser percebida por meio de alguns sintomas como: pés frios, sensação de formigamento, maior ressecamento da pele e inchaço, por exemplo. Esse problema pode ocorrer por vários motivos, entre eles: o processo de envelhecimento, o excesso de peso corporal, o consumo de pílulas anticoncepcionais e pode acometer também pessoas que passam muito tempo com as pernas cruzadas ou em pé. É necessário ficar atento à frequência desses sintomas e tentar identificar qual a causa deles, para poder informar ao médico e facilitar que seja feito o diagnóstico e a indicação do tratamento adequado.

Quais são os sintomas da má circulação nas pernas?
Os principais sintomas da má circulação nas pernas são: inchaço nos tornozelos e pés; calcanhares com rachaduras; pele fria e seca (escamosa); pernas com vasinhos ou varizes; cor pálida ou azulada nos locais de má circulação; cãibras, coceira e manchas vermelhas nas pernas; ausência de pelos nas pernas e sensação de formigamento ou dormência. É possível notar que os sintomas costumam piorar no final do dia, especialmente se a pessoa ficou em pé por muito tempo. Outros fatores agravantes são: o período menstrual; dias de mais calor e quando a pessoa usa sandálias rasteiras ou salto alto.
O que causa a má circulação nas pernas?
São várias as situações que podem causar a má circulação nas pernas, como: doenças crônicas (como hipertensão e diabetes); gestação, excesso de peso corporal, sedentarismo, envelhecimento, aterosclerose, o uso de anticoncepcional, permanecer em pé por muito tempo, ou sentado ou com as pernas cruzadas (dificultando o retorno do sangue para o coração), entre outras. É importante lembrar que é fundamental procurar um médico o quanto antes, para evitar que a situação se complique e ocorra a formação de úlceras ou amputação, por exemplo. A seguir, veremos algumas causas da má circulação, com mais detalhes:
Período de gestação
Ao longo da gravidez, para manter a irrigação da placenta, o corpo da mulher produz maior quantidade de líquido, dificultando o trabalho das veias. Sem contar que na gravidez ocorre a produção do hormônio relaxina, que causa a dilatação das veias, dificultando o retorno do sangue para o coração.
Sobrepeso e sedentarismo
O excesso de peso corporal e o sedentarismo podem causar comprometimento da circulação do sangue no organismo e dificultar o retorno venoso. Com isso, as pernas podem ficar inchadas e, consequentemente, mais cansadas.
Aterosclerose
Quando há placas de gordura no interior das artérias, o sangue pode não circular de forma correta, levando aos sintomas de má circulação.
Uso de anticoncepcional
Os anticoncepcionais normalmente possuem grande quantidade de hormônios, elevando o risco do surgimento de trombos em algumas mulheres, o que também interfere na circulação.
Envelhecimento
Com o passar do tempo, os vasos sanguíneos também envelhecem naturalmente, dificultando a circulação nas pernas e nos pés.
Como tratar a má circulação nas pernas?
Para prevenir e tratar a má circulação é imprescindível procurar um médico cardiologista ou clínico geral, e seguir à risca todas as suas recomendações. Para cada pessoa a orientação é individual, já que tudo vai depender da situação e das necessidades de cada paciente. As possíveis formas de tratamento para a má circulação nas pernas são: o uso de meias de compressão; o consumo de remédios/medicamentos específicos para as veias do sistema circulatório.
É importante, também, deitar-se com as pernas para cima, no final do dia; tomar banho com água na temperatura média; realizar massagens na direção do tornozelo para a virilha e utilizar calçados confortáveis. Tudo isso com o intuito de amenizar os sintomas e o mal-estar.
Outras medidas fundamentais para ajudar, é praticar exercícios físicos, aderir a uma alimentação com pouco sal e rica em vitamina C e antioxidantes.
Qual o melhor medicamento para a má circulação das pernas?
Conheça o Gel para pernas cansadas, que contém ativos capazes de aliviar a sensação de cansaço nas pernas e contribuir com o aumento da circulação periférica, combatendo os edemas causados pela má circulação. Mas é preciso consultar um médico antes de consumir este produto.
Para que serve o Gel para pernas cansadas?
O Gel para pernas cansadas, da Recover Farma, serve para aliviar a sensação de cansaço nas pernas e promover o aumento da circulação periférica, atuando contra os edemas gerados pela má circulação. Antes de utilizar, consulte um médico.

Como usar o Gel para pernas cansadas?
Segundo a posologia do produto, aplicar nas pernas à noite, após o banho, massageando levemente. Porém, a maneira de aplicar o Gel para pernas cansadas deve ser indicada por um médico especialista, de forma individual. Evite a automedicação.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso, realizamos a manipulação da tua receita, conforme a tua necessidade. Priorizando preços justos junto à qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da tua saúde e bem-estar. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a tua saúde?
Recover Farma, tua farmácia de confiança em um clique!