Garcínia cambogia é o nome de uma planta medicinal encontrada no sul da Ásia, no sul da África e também na Polinésia, na Oceania. A casca dos frutos dessa planta, também conhecida como Malabar Tamarindo ou Goraka, é utilizada por muitos povos como aromatizante e conservante de alimentos, além de ser usada também para alguns tratamentos clínicos.
A fruta tem diversas outras utilidades, a principal é auxiliar no processo de emagrecimento com resultados expressivos. Quer saber mais sobre a garcínia cambogia, para que serve e conhecer suas propriedades? Continue a leitura e descubra todos os segredos.

O que é garcínia cambogia e para que serve?
A planta produz frutos que se parecem com uma abóbora verde, mas do tamanho de uma laranja. A partir da casca, fabrica-se um extrato que contém o ácido hidroxicítrico. Esse componente consegue inibir a enzima citrato liase, responsável pela conversão de carboidratos em gordura corporal.
Garcínia cambogia serve para emagrecer?
A ação do ácido hidroxicítrico faz com que o açúcar e outros carboidratos em excesso no organismo não sejam absorvidos pelas células, mas sim eliminados pela urina e fezes. Outro fator que ajuda no emagrecimento é que essa planta também age como um termogênico ao elevar a temperatura corporal e, consequentemente, acelerar o metabolismo.
Para potencializar a perda de peso, é recomendado adotar uma dieta equilibrada junto ao consumo desse suplemento, assim como a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos regulares.
Garcínia cambogia serve para diminuir o apetite?
A garcínia cambogia é um potente inibidor natural de apetite porque estimula a produção de serotonina. Essa substância é capaz de regular o apetite, sono, humor e também proporciona uma sensação de prazer e bem-estar. A fruta também consegue esse efeito por aumentar as reservas de energia nos músculos e no fígado. Dessa maneira, o cérebro interpreta que não há mais necessidade de consumir alimentos, diminuindo assim a vontade de comer.
Garcínia cambogia serve para reduzir a gordura corporal?
As propriedades do fruto da garcínia cambogia também são capazes de regular os níveis de colesterol e acelerar o metabolismo, dessa forma ela também serve para reduzir a gordura corporal e a gordura visceral, um dos fatores que causam doenças cardiovasculares.
Garcínia cambogia serve para diminuir o açúcar no sangue?
Sim, graças à ação do ácido hidroxicítrico, o excesso de açúcar é eliminado da corrente sanguínea. Apesar disso, médicos recomendam que a garcínia não deve ser usada para controle de glicemia em quem já possui diabetes. A razão para isso é que alguns estudos apontaram que esse resultado só foi efetivo em pessoas saudáveis.
Quais são os benefícios do garcínia?
Além de ser uma alternativa natural para emagrecer, a garcínia cambogia traz diversos benefícios, isso porque ela tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas e aromatizantes. Entre os principais, podemos destacar:
- Inibidor de apetite;
- Auxílio no processo de emagrecimento;
- Controle dos níveis de gordura e colesterol;
- Fornece mais energia e disposição;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Auxílio na função pancreática;
- Ação termogênica.
O que a Garcínia faz no organismo?
A ação do ácido hidroxicítrico atua diretamente no metabolismo por meio do controle de carboidratos e gorduras. Ele bloqueia a transformação da glicose em gordura, o que faz com que o corpo a utilize como fonte de energia. O ácido hidroxicítrico também inibe a enzima citrato liase, impedindo a formação do ácido graxo.
Indicações de garcínia cambogia
Devido as suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a garcínia cambogia não é só indicada para quem deseja emagrecer, mas sim para combater diversas doenças. Uma delas é a úlcera, pois o extrato obtido da planta diminui a acidez estomacal e fortalece a mucosa gástrica.
O poder anti-inflamatório da garcínia cambogia é muito útil para diminuir o inchaço e a inflamação da cavidade anal causada por hemorroidas. Estudos já mostraram também que a garcínia cambogia serve para combater a diabetes, pois sua ação melhora o metabolismo da glicose fazendo com que o corpo produza menos insulina. Como a planta também regula os níveis de gordura no sangue, ela também é indicada para prevenir doenças cardiovasculares. Confira outras indicações desse poderoso fruto:
- Hemorroida
- Prisão de ventre
- Inchaço
- Menstruação irregular
- Disenteria
Efeitos colaterais de garcínia cambogia
Assim como qualquer medicamento, a garcínia cambogia pode causar alguns efeitos colaterais mesmo sendo natural. Os mais comuns são náuseas, vômito, dores de cabeça, dores no estômago, diarreia, tontura e sensação de boca seca.
Testes de laboratório realizados em ratos provocaram atrofia testicular. Não há relatos e nem comprovações científicas de que humanos possam sofrer com esse problema, mas é aconselhável procurar um médico até mesmo para recomendar a dose correta.
Contraindicações de garcínia cambogia
Crianças, gestantes ou mulheres em fase de amamentação não devem consumir a garcínia. Pessoas portadoras de diabetes devem tomar muito cuidado, porque o extrato da planta reduz os níveis de açúcar no sangue e pode provocar uma crise de hipoglicemia.
Quem toma antidepressivos ou qualquer outro medicamento que estimula a produção de serotonina também deve evitar o consumo, pois como a garcínia faz esse mesmo efeito, isso pode se tornar tóxico para o organismo.
Quem tem pressão alta pode tomar o Garcínia?
Não há contraindicações para quem sofre de pressão alta consumir a garcínia cambogia. Os seus ativos não causam alterações de pressão arterial e frequência cardíaca, portanto está liberado para pessoas desse grupo.
Como tomar o remédio Garcinia?
O extrato seco da casca da garcínia pode ser encontrado na forma suplemento em cápsulas ou chá.
Como se toma o pó de Garcinia?
As cápsulas contêm pó de garcínia e a dose recomendada varia de 1 ou 2 cápsulas de 500 mg por dia. O ideal é tomar 1 hora antes das principais refeições, almoço e jantar. A dose pode mudar dependendo da necessidade individual e da recomendação médica.
Como tomar chá de garcinia cambogia?
Você pode consumir o chá de duas maneiras, com o pó do extrato seco da garcínia ou com a própria planta. Na forma de pó, adicione 1 colher de chá em 1 copo de água e dissolva bem. Pode beber 1 copo antes das principais refeições até 3 vezes por dia.
Se preferir, pode ferver uma xícara de água em uma chaleira, colocar 1 colher com folhas de garcínia picada e deixar tampado por 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber sem adição de açúcar.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!
Bom dia!
Gostaria de saber:
Faço uso de synthroid posso tomar esse remédio?
Obrigada
Olá, Cláudia! Tudo bem? Para sua segurança e de sua saúde, recomendamos que verifique essa informação com o seu médico.
Equipe Recover Farma