Provavelmente, você já ouviu falar sobre o óleo de peixe, considerado como uma gordura boa, utilizado como suplemento alimentar e cujo consumo está em alta por pessoas de todas as idades, graças aos vários benefícios que ele oferece à saúde. Porém, vamos entender um pouco mais sobre o óleo de peixe, de onde ele vem, para que serve e como ele pode ser consumido? Veja, a seguir, as 8 dúvidas mais frequentes sobre o óleo de peixe.

1 – O que é o óleo de peixe?
O chamado óleo de peixe consiste num óleo natural encontrado e retirado de alguns tipos de peixes, principalmente os peixes de águas frias e profundas. O óleo de peixe é rico em ômega-3 que, por sua vez, é formado por ácidos graxos poli-insaturados, que são fundamentais para a estrutura das células, porém, não são produzidos pelo organismo, como o ácido docosahexaenóico (DHA) e o ácido eicosapentaenoico (EPA). Por isso, eles são obtidos por meio da alimentação e da suplementação. Alguns alimentos que contêm o ômega 3 são: salmão, sardinha, óleos vegetais de sementes de linhaça, girassol, milho, canola e castanhas.
2 – Para que serve o óleo de peixe?
O consumo do óleo de peixe melhora a saúde e auxilia na performance física de atletas e de pessoas que treinam regularmente, contribuindo com o processo de recuperação muscular, evitando que ocorra o desgaste dos músculos e potencializando a força. Sem contar que o ômega 3, presente em abundância no óleo de peixe, ajuda os praticantes de atividades físicas a alcançarem a tão almejada hipertrofia. Além disso, o óleo de peixe, por meio do ômega 3, possibilita a realização de treinos com mais intensidade, ajudando, até mesmo, as pessoas que desejam perder peso e que, em conjunto com os treinos, aderem a uma reeducação alimentar.
3 – Benefícios de consumir óleo de peixe
O óleo de peixe, que é rico em ômega 3, fortifica e revigora o sistema imunológico, ativa a recuperação dos músculos, dá mais energia, ajuda a prevenir o câncer e as doenças cardiovasculares, melhora a saúde dos olhos, estimula o metabolismo lipídico, aprimora a performance nos treinos, atua combatendo a depressão e a ansiedade, pode aliviar a inflamação, ajudar na saúde articular e óssea, reduzir o estresse oxidativo, atenuar os sintomas e desconfortos menstruais etc.
4 – Quem pode tomar?
Na verdade, como cada pessoa tem seus objetivos e necessidades individuais, é imprescindível que o óleo de peixe seja consumido apenas mediante prescrição de profissionais habilitados, bem como médicos e nutricionistas.
5 – Para que é indicado?
O consumo de óleo de peixe, que é composto por ômega 3, deve ser feito somente após prescrição de médicos e nutricionistas, de acordo com as necessidades do organismo de cada indivíduo. Mas, normalmente, esse suplemento alimentar é indicado para o fortalecimento do sistema imune, com o intuito de melhorar a saúde e evitar o aparecimento e o desenvolvimento de várias doenças, bem como enfermidades cardiovasculares, câncer, problemas nos olhos, depressão, ansiedade, inflamações, problemas nas articulações, nos ossos, entre outras. Além disso, o óleo de peixe pode ser indicado aos praticantes de atividades físicas, para ajudá-los na recuperação muscular e na obtenção de energia, com isso, melhorando o desempenho durante os treinos.
6 – Como tomar para emagrecer?
É muito comum as pessoas perguntarem se o consumo do suplemento alimentar de óleo de peixe pode ajudar a eliminar peso. A verdade é que não se trata de um suplemento focado no emagrecimento. Apesar disso, o óleo de peixe pode sim auxiliar nesse processo, desde que algumas recomendações sejam seguidas, como: ingerir o suplemento de óleo de peixe (ômega 3) somente após consultar um especialista; após ser prescrito, consumi-lo em conjunto com uma alimentação saudável e aliado à prática constante de atividades físicas, sempre com o acompanhamento profissional. Até porque o consumo de ômega 3 contribui com a melhora na performance dos treinos, proporcionando mais força, energia e possibilitando a realização de treinos mais intensos, atitudes ideais para a perda de calorias e a obtenção de massa magra.
7 – Como tomar óleo de peixe?
Para que o consumo do suplemento alimentar de óleo de peixe seja feito de maneira segura e eficaz, é essencial, antes, consultar profissionais habilitados. E somente após uma consulta individual, é que esses especialistas poderão dizer qual a melhor forma de ingeri-lo, bem como a dosagem e os horários ideais. Porém, segundo recomendação genérica do Ministério da Saúde, o consumo diário pode variar de 1g a 3g. Lembrando que, para os resultados aparecerem, é necessário que o consumo seja feito diariamente de forma disciplinada, de acordo com a orientação de médicos e nutricionistas.
8 – Qual o melhor horário?
Quanto ao melhor horário para consumir o suplemento de óleo de peixe (ômega 3), não existe uma regra específica e essa informação deve ser passada por um profissional habilitado. No entanto, para quem pratica exercícios físicos e almeja a hipertrofia, o mais indicado é ingerir cerca de 4 horas antes do treino. Mesmo assim, o mais seguro e recomendado é consultar um médico e/ou um nutricionista.
Leia também Comer mais é o segredo para perda de peso.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!