Você já ouviu falar sobre o ácido fólico, também chamado de vitamina B9 ou folato? Trata-se de uma vitamina integrante do complexo B, fundamental em vários processos no organismo, inclusive, ele é imprescindível para o nosso crescimento e desenvolvimento.
Muitas vezes, pode ocorrer a carência dessa vitamina em nosso corpo e, dependendo da avaliação médica, pode ser preciso suplementar. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre o ácido fólico, essa vitamina tão importante para a nossa saúde? Veja também o produto Ácido Fólico, da Recover Farma.

1 – Ácido fólico: O que é e para que serve?
O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel, essencial e que compõe o grupo de vitaminas do complexo B. Ele pode ser encontrado em vários alimentos e, também, em forma de suplemento alimentar. Sua presença é importantíssima para o bom funcionamento do nosso organismo. Para se ter uma ideia, o ácido fólico contribui com a manutenção de um cérebro saudável e ajuda a manter a saúde do sistema imune e das artérias, atuando na prevenção de várias doenças, como: câncer, demência, infarto, tanto que a deficiência de ácido fólico no organismo pode gerar diversos problemas.
Além dessas doenças já mencionadas, a falta de ácido fólico pode causar anemia, depressão, AVC, câncer (alguns tipos específicos), doença de Alzheimer, aterosclerose, sem contar que, durante a gestação, a falta de ácido fólico pode gerar pressão alta (pré-eclâmpsia) e comprometer a saúde da criança, já que esse ácido participa da formação do sistema nervoso do bebê, evitando problemas como a espinha bífida e a anencefalia.
2 – Benefícios de consumir ácido fólico
Como já vimos, o ácido fólico não pode faltar em nosso organismo, sendo essencial para uma boa saúde. Aliás, o ele é um dos responsáveis pela saúde dos cabelos e da pele. A seguir, entenda melhor quais são os benefícios proporcionados pelo consumo da vitamina B9.
- Manutenção da saúde do cérebro: Muita gente não sabe, mas o ácido fólico atua na produção de dopamina e de noradrenalina, que são neurotransmissores conhecidos por auxiliarem na melhora da memória, motivação e concentração.
- Prevenção da anemia: Esta é outra função, de extrema importância, desempenhada pelo ácido fólico, já que ele impulsiona a formação de células do sangue, inclusive dos glóbulos brancos, plaquetas e hemácias.
- Prevenção de câncer: Como o ácido fólico evita que ocorram alterações malignas nas células, ele ajuda a prevenir alguns tipos específicos de câncer, como: câncer de intestino, câncer de mama, pulmão e pâncreas.
3 – Quais alimentos contêm ácido fólico?
São inúmeros os alimentos fontes de vitamina B9, mas os principais são: rúcula, espinafre, lentilha, feijão fradinho, semente de gergelim, fígado de boi ou de frango, levedo de cerveja, macarrão cozido, amendoim torrado sem sal, beterraba crua, pão francês, milho cozido etc.
4 – Quem pode tomar?
A identificação da necessidade e a prescrição da suplementação de ácido fólico devem sempre ser feitas por médicos, levando em conta as características e a realidade de cada pessoa.
5 – Como e quando tomar ácido fólico?
A maneira de consumir, os horários e a dosagem são informações que também devem ser passadas por médicos, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Por isso, antes de consumir esse produto, consulte um médico.
6 – Ácido fólico engorda?
Não. O consumo de ácido fólico não engorda, já que se trata de uma vitamina solúvel em água (não sendo armazenada no organismo) e o seu excesso é eliminado por meio da urina. Outra informação importante, é que o ácido fólico é a forma sintética de uma vitamina e não possui calorias.
7 – Existem contraindicações?
Já vimos o que a falta de vitamina B9 pode causar em nossa saúde. No entanto, o consumo em excesso também pode causar problemas. Quando o ácido fólico é ingerido em excesso, uma parte é eliminada do organismo por meio da urina, e a outra parte fica no fígado, gerando os seguintes sintomas: coceira na pele, dor no estômago, febre, perda de apetite, náuseas e falta de ar. Sem contar que o excesso pode gerar acúmulo de vitamina B9 no corpo, atrapalhando a absorção do zinco ingerido pela alimentação.
Além disso, quem utiliza medicamentos para reumatismo ou para convulsão não pode ingerir ácido fólico, já que pode causar convulsões. É por isso que o consumo do suplemento de vitamina B9 deve ser feito somente após a prescrição médica.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em