Você já sentiu dores nas articulações? Pois, saiba que esse problema é muito comum e pode acontecer com qualquer pessoa. Em geral, não é uma condição de saúde grave, mas é preciso ficar atento aos sintomas e saber como evitar ou tratar para que não se desenvolva de fato uma doença.
Quer saber mais sobre dores nas articulações? Então acompanhe o artigo a seguir!
O que causa dores nas articulações?
As dores nas articulações, também conhecida como dores nas juntas, é um problema causado por diversas condições de saúde, sejam elas simples ou mais graves. No geral, as dores nas articulações atingem o tornozelo, ombro, joelho, punho, quadril e articulações dos dedos, regiões responsáveis por dar movimento ao nosso corpo.
Quando temos dores nas articulações sentimos certo desconforto ao caminhar e também quando estamos em repouso. Além disso, pode haver sensação de queimação na articulação e limitação dos movimentos.
Doenças podem causar dores nas articulações?
Como dito acima, as dores nas articulações podem ter diferentes causas, entre elas estão algumas doenças, como:
- Artrite reumatoide – é uma doença crônica e autoimune que ataca uma camada do tecido conjuntivo e pode atingir várias articulações ao mesmo tempo, como os joelhos, ombros, mãos, cotovelos, coluna e pés. Não há cura para esse tipo de doença.
- Tendinite – no caso da tendinite, que diz respeito à inflamação de um tendão, as dores articulares podem ser causadas devido à proximidade desse tendão afetado com a região articular do corpo.
- Artrite e Artrose – consideradas as principais causas das dores articulares, essas doenças são processos de inflamação e degeneração que atacam as articulações.
- Gota – o excesso de ácido úrico no sangue é o que vai causar a gota. Entre os sintomas dessa doença estão as dores nas articulações, vermelhidão e inchaço da região atingida.
- Bursite – atinge a articulação dos ombros e por se tratar de uma inflamação de tecido, pode causar além de dores nas articulações, também fraqueza, formigamento e afetar os movimentos dos braços.
Alimentos que inflamam as articulações
Como já sabemos ter uma boa alimentação também significa ter uma vida mais saudável. Por isso, é preciso ter um pouco de cautela com o que vamos comer para não causar inflamação nas articulações. Veja a seguir alguns alimentos que devem ser evitados ou ingeridos com precaução para não piorar as dores nas articulações:
- Milho – por conter ácidos graxos ômega 6, o grão do milho tem grande potencial para aumentar a inflamação articular.
- Ovo – evite comer muitos ovos, pois a gema deste alimento pode piorar a inflamação das articulações devido a sua grande quantidade de ácido araquidônico.
- Café – para os amantes de um bom cafezinho, saibam que este pode ser um vilão quando o assunto é dores nas articulações, pois se ingerido em excesso diminui as vitaminas e minerais do corpo, aumentando assim, a inflamação articular.
- Lácteos – o leite e seus derivados podem aumentar a inflamação e, consequentemente, as dores nas articulações por causa da proteína caseína presente em sua composição.
- Frutos secos – os frutos secos, assim como o milho, são repletos de ácidos graxos ômega 6 e, por isso, também devem ser evitados quando o assunto é inflamação das articulações.
- Fast-Food – quem não gosta de um lanche não é mesmo? Mas, apesar de serem apetitosas, essas comidas têm um alto nível de gordura saturada e carboidratos, o que pode causar a piora da inflamação articular.
- Alimentos com muito sal – quando consumido em excesso, o sal pode desencadear doenças autoimunes e ainda potencializar a inflamação das articulações.
Perigos das articulações fracas
As articulações fracas podem colocar em risco a movimentação de algum membro do corpo humano, além de serem um indício de algum problema de saúde mais grave que está atingindo os ossos, músculos ou tendões. Se essa fraqueza se acentuar ao longo dos dias e apresentar outros sintomas mais graves, o ideal é procurar um especialista para que o problema seja resolvido a tempo e da forma mais adequada.
Como tratar dores nas articulações?
Consultar um especialista é o mais recomendado para tratar de forma adequada as dores nas articulações, melhorando ainda a qualidade de vida. Entre as alternativas médicas para esse tratamento estão:
Uso de medicamentos – sabemos que as causas de dores nas articulações podem variar de pessoa para pessoa, então, após receber o diagnóstico médico, siga à risca o tratamento indicado pelo especialista, pois assim, certamente terá um resultado mais rápido e efetivo sobre essa condição de saúde.
Fisioterapia – a fisioterapia é uma ótima opção para quem sofre com dores nas articulações, pois ajuda a fortalecer os ligamentos e tendões, melhorando os movimentos do corpo e a saúde dos músculos.
MOVE – Recover Farma
Falando em dores nas articulações, que tal ter a sua disposição um produto de qualidade e que vai trazer diversos benefícios para o tratamento desse problema? Na Recover Farma você encontra o Move 50mg, que é um produto natural, com propriedades anti-inflamatórias e que contém, no mínimo, 20% de AKBA biodisponível, capaz de reduzir a dor e a inflamação nas articulações em uma ação rápida e eficaz.
Essa substância ainda alivia os sintomas da osteoartrite, uma doença degenerativa mais prevalente entre pessoas acima dos 65 anos. O melhor horário para consumir o Move deve ser prescrito pelo médico. Mas, no geral, pode tomar uma cápsula ao dia.
O que fazer para aliviar dores nas articulações?
Separamos a seguir algumas das medidas que podem ajudar a diminuir as dores nas articulações:
Controle do peso – uma das causas associadas a intensificação das dores nas articulações pode ser a obesidade, que acaba sobrecarregando as articulações, por isso, tente sempre controlar o peso, seja através de uma dieta equilibrada, seja praticando exercícios físicos.
Evitar o estresse – a ansiedade e o estresse do dia-a-dia também são alguns dos fatores que dão origem às doenças articulares. Dormir até oito horas por noite e fazer atividades que relaxem o corpo são alternativas que podem ajudar a manter o emocional mais equilibrado e, assim, evitar as dores nas articulações.
Produtos naturais – alguns chás, como de gengibre, limão e alho, cravo da índia, entre outros, têm propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, boas opções para aliviar as dores articulares.
Massagem – usando um creme hidratante, pomada anti-inflamatória ou óleo de amêndoas você pode fazer massagens sobre as regiões do corpo em que sente mais dores nas articulações. Os movimentos leves e circulares vão auxiliar no controle da dor e aliviar o desconforto muscular.
Compressas – apostar em compressas de água quente ou fria é uma boa ideia para diminuir as dores nas articulações, uma vez que a compressa vai melhorar o fluxo sanguíneo na região afetada, relaxando os músculos e soltando aquelas articulações que estiverem rígidas. O tempo ideal de uma compressa é de 20 a 30 minutos, aplicada pelo menos três vezes ao dia.
Alongamento – alongar o corpo suavemente além de melhorar a nossa coordenação motora e postura, também é muito importante para prevenir lesões musculares e dores nas articulações.
5 Dicas de alimentação para fortalecer as articulações
Assim como existem alimentos que são prejudiciais à saúde das articulações, existem aqueles que você pode consumir sem medo, pois são aliados no combate às dores nas articulações, melhorando ainda a qualidade de vida. Listamos abaixo alguns desses alimentos, confira!
- Abacaxi – além de ser rico em vitamina C, o abacaxi tem em sua composição uma enzima chamada bromelina, que atua diretamente na digestão das proteínas, bloqueando também agentes inflamatórios que queiram atingir o nosso corpo.
- Açafrão-da-terra – utilizado como tempero em diversas receitas, é um alimento com alto poder antioxidante e anti-inflamatório, o que vai ajudar a evitar dores nas articulações.
- Salmão – é uma ótima fonte de ômega-3 e com sua ação anti-inflamatória auxilia no alívio das dores articulares.
- Iogurte – composto por lactobacillus, é muito benéfico à saúde das juntas articulares, amenizando a sensibilidade e inchaço nas articulações.
- Proteínas – o consumo de proteínas é muito recomendado para fortalecer os músculos, deixando assim as articulações mais saudáveis.
Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!