A dor de barriga é um desconforto muito comum que pode ser desencadeado por uma má digestão causada por aquele salgado que você comeu na correria do dia ou por uma prisão de ventre. Geralmente a dor não costuma demorar muito, basta um repouso, evitar comer besteira e beber muita água que a pessoa volta ao normal.
Todavia, caso a dor de barriga perdure por mais de dois dias, é indicado procurar um médico para saber as causas desse incômodo e comece um tratamento adequado para o problema. Agora, vamos conhecer as melhores maneiras de lidar com a dor de barriga para que você não deixe de aproveitar seu dia da melhor maneira possível.

O que é e de onde vem a dor de barriga?
A famosa dor de barriga se desenvolve na região inferior do abdômen ou na parede muscular externa, podendo variar entre leve, temporária e intensa, sendo que no caso da última, exigindo atendimento médico. No entanto, quando uma pessoa fala que está com dor de barriga pode ser em outras áreas como apêndice, a bexiga, o útero e a próstata.
O principal vilão é o excesso de gases intestinais, em especial em pessoas que sofrem com a prisão de ventre. Outros fatores responsáveis pelos gases intestinais são intolerâncias à lactose, alimentos que podem causar gases como ovo e feijão, dentre outros problemas mais graves com apendicite.
Causas comuns da dor de barriga
Além do já citado excesso de gases, conheça abaixo outras causas mais comuns para a dor de barriga.
Má digestão: Bastante comum assim como os gases, aquela coxinha gordurosa que você comeu, misturada com refrigerante pode gerar além de dor de barriga, azia e diarreia.
Estresse: O esgotamento mental causado pela rotina corrida pode mudar o funcionamento do sistema gastrointestinal, gerando dores abdominais que podem ser confundidas como problemas estomacais.
Gastrite: A inflamação da mucosa do intestino, mas conhecida como gastrite, pode provocar uma forte dor na barriga, em especial quando ingerindo alimentos muito picantes ou gordurosos.
Refluxo: Quando o ácido estomacal chega até o esôfago acaba causando inflamação e irritação no órgão, causando o refluxo. A dor causada é geralmente acompanhada por indigestão, sensação de queimação na garganta e mau hálito.
Intolerância à lactose ou glúten: Algumas pessoas não podem ingerir nada que tenha glúten ou lactose, pois ao ingerir alimentos como pão, leite ou queijo, provoca uma inflamação generalizada no sistema gastrointestinal, causando uma forte dor de barriga.
Vermes intestinais: Sabe aquela carne mal passada que você pede no hambúrguer? Ela pode estar contaminada com vermes que causam dor se não for tratada.
Tipos de remédios que aliviam a dor de barriga
Existem diversos remédios que podem ajudar a combater a dor de barriga e trazer um alívio a esse desconfortável desconforto. Confira:
Probióticos: São microorganismos vivos, apelidados carinhosamente pelos especialistas de “bactérias do bem”. Sua função é equilibrar e manter a microbiota intestinal em bom estado e com saúde. Os probióticos auxiliam a manter o bom funcionamento do sistema digestivo e imunológico.
Pós biótico: O produto produzido pelos probióticos (bactérias e leveduras saudáveis) é o pós-biótico. Os benefícios do pós-bióticos são o fortalecimento do sistema imunológico, inibe a obesidade, regula a digestão e absorção dos nutrientes.
Na Recover Farma tem o melhor pós-biótico do mercado, o Core Biome, responsável por auxiliar o sistema digestivo e restringir o desconforto gastrointestinal. O Core Biome® é composto por tributirina (três moléculas de butirato, também conhecido como ácido graxo de cadeia curta) conectado com uma molécula de glicerol, adquirido por meio de um processo patenteado de microencapsulação.
Esse procedimento ajuda o butirato a passar pelo estômago e intestino delgado, chegando aos colonócitos com eficácia e ajudando o trato intestinal.
Anti-inflamatórios intestinais: são responsáveis por inibir as contrações intestinais e das vias biliares. O conteúdo traz um grande alívio entre o 3° e o 6° dia de tratamento.
Antiflatulentos: esses medicamentos são ideais para quem está com problemas com gases (arroto e flatulência).
Antidiarreicos: medicamento indicado para o controle da diarreia. São divididos em quatro categorias: obstipantes (diminuem a motilidade intestinal), absorventes (ligam-se às substâncias, inativando o problema), antiflatulentos (elimina gases formados durante a digestão) e Antimicrobianos (eliminam microorganismos causadores de infecções do trato gastrointestinal).
Antibióticos: grandes aliados no combate às bactérias nocivas ao nosso corpo. Sua ação impede que as bactérias se multipliquem propagando uma infecção.
Quando a dor de barriga é preocupante?
Quando a dor de barriga vier em conjunto com outros sintomas graves é preciso urgentemente ir ao médico. Alguns sintomas preocupantes são:
- Vômitos persistentes ou com sangue;
- Febre acima de 38ºC;
- Dor insuportável que faz acordar no meio da noite;
- Sangramento nas fezes;
- Perda de peso;
- Diarreia com mais de 10 dias
- Dor após uma queda ou pancada forte na barriga
- Palidez ou apatia
Outros sintomas bastante alarmantes que merecem destaque é a dor na região do estômago, em queimação, falta de ar, suor frio, dor no peito que vai até os braços, são sinais claros de infarto, sendo necessário procurar atendimento imediato em pronto-socorro.
Uma dor que também deve ser tratada imediatamente com um médico é a apendicite, uma inflamação em um pequeno órgão próximo ao intestino grosso que causa uma dor insuportável. Todo mundo pode ter uma inflamação do apêndice, mas caso não tenha um tratamento adequado, tem como consequências graves complicações.
Observação: Evite a automedicação. A medicação, mesmo sem a obrigação da prescrição médica, merece atenção. As recomendações mostradas não se tratam de propaganda e sim de descrição do produto. Consulte sempre um especialista. As imagens postadas são meramente ilustrativas. As referências dos produtos são fundamentadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e laudos de aquisição dos produtos, junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.
Ação dos pós bióticos no corpo
O pós-biótico tem como procedimento atuar na ação anti-inflamatória, oferecer energia às células intestinais, combater as infecções intestinais, atividade antidiarreica e diminuição da permeabilidade intestinal. O Core Biome® da Recover Farma tem como objetivo inibir a inflamação na Colite Ulcerativa e a doença de Crohn.
O produto também tem efeito positivo no combate ao crescimento de bactérias no trato gastrointestinal.
Leia também O que é glutamina? Saiba mais sobre os benefícios

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!
Aqui é a Luana Da Silva, achei seu artigo excelente! Ele
contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
pelo trabalho incrível! Nota 10.
Olá, Lift, boa tarde! Como vai? Espero que esteja bem
Agradecemos o seu feedback <3