Uma nova pesquisa identificou um culpado comum que pode estar por trás da dificuldade para dormir: carboidratos refinados.
Quem já tentou e não conseguiu adormecer sabe que isso pode ser frustrante. Mas para pessoas com insônia, ou aproximadamente 10% da população adulta, a falta de sono pode se tornar debilitante.
Em um estudo da Universidade de Columbia, os pesquisadores estudaram as dietas de mulheres na pós-menopausa. Eles descobriram que uma dieta rica em carboidratos refinados estava ligada à insônia, enquanto uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais não.
Como carboidratos refinados afetam o sono?
O objetivo do estudo foi descobrir se os carboidratos causam dificuldade para dormir. Pesquisadores examinaram os diários alimentares de 50.000 mulheres em relação às tendências do sono, observando especialmente os índices glicêmicos.
E o que eles descobriram sugere que quanto maior o índice glicêmico nos alimentos, maior o risco de insônia, devido à forma como esses alimentos (como pão branco, açúcar adicionado, arroz branco etc) afetam o açúcar no sangue.
“Quando o açúcar no sangue aumenta rapidamente, seu corpo reage liberando insulina, e a queda resultante no açúcar no sangue pode levar à liberação de hormônios como adrenalina e cortisol, o que pode interferir no sono”.
– James Gangwisch, Ph.D., autor sênior do estudo
Diferentemente dos carboidratos processados, as mulheres com dietas ricas em frutas e vegetais foram menos propensas a sofrer insônia.
“Frutas inteiras contêm açúcar, mas a fibra nelas diminui a taxa de absorção para ajudar a evitar picos de açúcar no sangue”, observa Gangwisch. “Isso sugere que os culpados, da dieta que desencadeou a insônia das mulheres, foram os alimentos altamente processados que contêm quantidades maiores de açúcar refinado que não são encontrados naturalmente nos alimentos”.
A manifestação da insônia como dificuldade para dormir
A insônia crônica pode levar a muitos outros problemas, como depressão e hipertensão. Portanto, para quem sofre, dormir o suficiente é fundamental. Além disso, o estudo aponta que as mulheres são mais propensas a desenvolver insônia.
Gangwisch diz: “A insônia é frequentemente tratada com terapia cognitivo-comportamental ou medicamentos, mas estes podem ser caros ou causar efeitos colaterais. Ao identificar outros fatores que levam à insônia, podemos encontrar intervenções diretas e de baixo custo com menos efeitos colaterais potenciais”.
Embora este estudo tenha se concentrado apenas em mulheres na pós-menopausa, os pesquisadores acreditam que essas descobertas provavelmente se aplicariam à maioria das pessoas, já que o açúcar no sangue de todos é afetado pelo que comem.
Se você estiver procurando melhorar sua saúde e dormir mais, seria bom evitar os carboidratos refinados.
Leia também Como colocar carboidratos na sua alimentação
Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!