Logo, logo começamos um novo ano. Sabe como é: ano novo, vida nova. Muitos se propõem metas. Por que então não iniciar a tão desejada dieta, caso esteja querendo emagrecer? Existem muitas. Mas, destacamos uma que vem chamando a atenção há algum tempo. É a dieta da proteína. Preparamos um bom material para conhecer esse método de emagrecimento. Vamos lá!

O que é dieta da proteína?
A dieta da proteína nada mais é do que o aumento da ingestão de alimentos ricos em proteína em detrimento dos carboidratos. Dessa forma, a pessoa ingere mais carnes, ovos, queijos e passa a comer menos macarrão, arroz e pão.
Criada pelo cardiologista norte-americano Dr. Robert Atkins, ela também leva seu nome: Dieta de Atkins. Segundo a pesquisa e o estudo do Dr. Roberto Atkins, a estratégia de consumir mais proteína induz o corpo a utilizar a gordura acumulada para gerar energia, ocasionando, então, a perda de peso e também o controle dos níveis de glicemia, colesterol e triglicerídeos. Na dieta da proteína, descobriu-se que comer mais proteína, além de diminuir bastante a fome, ajuda o metabolismo a queimar mais gordura.
Como isso acontece?
A proteína atua diretamente nos níveis de grelina e de outros hormônios que proporcionam aquela sensação de saciedade no nosso corpo. Então, passamos a ter menos fome e a ingerir menos alimentos. Além disso, o fato de cortar o carboidrato da alimentação faz com que o corpo procure outra forma de buscar energia e passa, então, a queimar gordura acumulada em nosso corpo.
Como fazer a dieta da proteína?
A dieta da proteína, como o nome já diz, tem o objetivo de elevar o consumo de alimentos como carnes, ovos e queijos. Mas é preciso tomar certos cuidados e seguir atentamente as indicações do Dr. Atkins: verificando os alimentos permitidos e as suas quantidades a cada ingestão. Mas atenção: o consumo do carboidrato vai sendo reduzido conforme as fases desta dieta.
E para aqueles que gostam de massas, quando se fala em redução de carboidratos está se falando em diminuir no cardápio alimentos como pão, macarrão, arroz, bolachas, legumes e até mesmo alguns tipos frutas, por exemplo.
O cardápio diário deve ser preparado com uma alimentação rica em proteína. Por exemplo, um dia da sua dieta de proteína pode ter pela manhã café sem açúcar, dois ovos fritos com queijo e no lanche matinal uma gelatina diet. Já ao meio-dia uma salada verde com azeite com 150 g de carne ou frango grelhado, por exemplo. Para a tarde, reserva um pedaço de abacate com um fio de creme de leite. Fica delicioso! Na janta, você pode variar sua salada e a carne.
Achou muito difícil? Espera, você pode ter ajuda nesse processo de adaptação e até mesmo te ajudar a controlar a quantidade de ingestão de alimentos. Existem alguns suplementos proteicos desenvolvidos especialmente para auxiliar nesses casos. O mais recomendado é o Whey Protein.
Fases da Dieta da Proteína:
Mas antes de iniciar a dieta de proteínas é importante saber que ela é composta de quatro fases. Elas são importantes porque te ajudaram no processo de perda de peso, bem como para a sua manutenção.
A primeira fase da dieta da proteína também é chamada indução. Tem a duração de duas semanas. Nesse período, só pode se comer 20g de carboidratos por dia. Nada mais. Estão liberados alimentos ricos em proteínas como carnes e ovos, além dos ricos em gorduras, como azeite, manteiga, queijos e leite de coco. Também pode ingerir livremente vegetais como rabanete, cogumelos, cebolinha, salsa, aipo, chicória, alface, rúcula, nabo, pepino, repolho, gengibre e escarola,
Já na segunda fase da dieta da proteína o consumo de carboidrato pode ser de 40g até 60g por dia. Mas esse aumento deve ser de forma gradativa: 5g por semana. É nessa fase que você deve atingir o peso desejado. E o seu cardápio pode incluir frutas e vegetais. As carnes e gorduras são liberadas e ainda pode acrescentar no seu cardápio queijo muçarela, ricota, requeijão, mirtilo, framboesa, melão, morango, amêndoas, castanhas, sementes, macadâmia, pistache e nozes.
A fase de pré-manutenção é a terceira. Nela, são permitidos ingerir até 70 gramas de carboidrato por dia. Mas atenção: acompanhe se ocorre aumento de peso neste período. Caso aconteça, baixe o carboidrato para 65g ou 60g. Nesse momento, seu organismo deve se adequar até encontrar seu equilíbrio para então passar à fase 4.
Na chamada fase 4, a de manutenção, seu organismo já adaptado deve ingerir a quantidade de carboidrato que mantém o peso estável. A que foi descoberta por você na anterior, lembra?
Vantagens da Dieta da proteína:
- Produzir massa muscular;
- Produzir anticorpos;
- Manter pele e cabelos saudáveis;
- Equilibrar os hormônios;
- Manter um bom sistema nervoso;
- Recuperação de feridas e cirurgias;
- Transportar oxigênio;
- Fornecer energia.
Alimentos liberados na Dieta da Proteína:
A gente preparou uma lista de alimentos permitidos na dieta da proteína. Anota, aí!
- Carnes: todos os cortes de frango, aves, porco e boi
- Peixes: atum, bacalhau e sashimi
- Frutos-do-mar: camarão, lagosta, siri ou caranguejo e mexilhões
- Legumes: vagem, chuchu, tomate, cenoura, sopa de legumes, pimentão, abobrinha verde, rabanete, quiabo, pepino, nabo, berinjela e cogumelo
- Bebidas: chá, café descafeinado, água com gás, água tônica diet e água natural.
- Verduras: salsa, repolho, chicória, cebola, alface, agrião, espinafre, couve-flor, couve, brócolis, acelga, aspargos e salada verde
- Outros: sal, ovos, omelete, gelatina dietética, pimenta, azeitona com tempero, azeite, manteiga, margarina, limão e jiló
- Derivados do leite: queijos, iogurtes, coalhada
Alimentos para evitar
Têm aqueles alimentos, que, no entanto, você deve evitar e a gente já vem falando ao longo da matéria. Mas é bom recordar! Estão proibidas as fontes de carboidratos: como cereais e tubérculos, como pão, macarrão, arroz, farinha, batata, batata-doce e mandioca. Além de grãos como os feijões, grão-de-bico, milho, ervilha e soja.
Frutas liberadas na Dieta da Proteína:
Após se passar duas semanas da dieta da proteína, estão liberadas as frutas como melão, melancia, abacate, manga, mamão e limão.
Quantos quilos são possível perder com a dieta da proteína?
Como você sabe nenhuma dieta é milagrosa. Tudo é como você encara o seu processo de emagrecimento com foco, objetivo e acompanhamento. No entanto, a deita da proteína pode proporcionar uma redução expressiva de peso se indicada e acompanhada por um médico ou nutricionista.
Cuidados com a dieta da proteína:
Assim como qualquer dieta, a dieta da proteína precisa ter um acompanhamento médico ou de um nutricionista. Além disso, a realização de exercícios físicos regulares é imprescindível. Caso contrário, o processo de emagrecimento que seria para conquistar mais saúde e energia pode se tornar um problema ocasionando doenças. E aí, oque achou? Já passou por um processo de emagrecimento? Conta aqui que a gente quer saber como foi.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!