Você já parou para pensar na relação entre diabetes e exercício físico? A importância, como e quando fazer, e até como isso pode potencializar a sua saúde são os temas do nosso artigo de hoje!

O que é diabetes?
Você sabia que 9,4% da população brasileira tem diabetes? Apesar de ser muito comum, muitos ainda não sabem exatamente no que consiste essa condição. Tecnicamente falando, o diabetes é a incapacidade do pâncreas em produzir a insulina.
Esse hormônio é essencial para o funcionamento do organismo, uma vez que é responsável por levar a glicose que está no sangue para o interior das células. Assim, ela pode ser utilizada como fonte de energia.
Contudo, esse déficit implica no acúmulo de açúcar no sangue e na urina, o que pode provocar complicações como retinopatia, insuficiência renal, dificuldade de cicatrização e até AVC.
Alguns dos sintomas são urinar excessivamente, excesso de sede, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada ou turva e infecções frequentes.
Conheça os tipos de diabetes
Essa disfunção pode manifestar-se de diversas formas, por isso, atenção aos principais tipos de diabetes:
Diabetes tipo 1
Esse é o tipo mais raro de diabetes e costuma aparece na infância ou adolescência.
Também conhecida como diabetes insulinodependente, é uma doença autoimune, já que o próprio sistema imune ataca as células do pâncreas responsáveis por produzir a insulina.
Dessa forma, as injeções diárias de insulina são indispensáveis. Sem elas, os pacientes correm, inclusive, risco de vida. Além das injeções, o tratamento também consiste em adequação de um plano alimentar e atividades físicas para controlar o nível de glicose no sangue.
Diabetes tipo 2
O tipo mais comum da condição consiste tanto na redução da secreção de insulina quanto na resistência à insulina. Na prática, isso significa que o corpo “não aproveita bem” a insulina, o que ocasiona o aumento de glicose no sangue.
Além disso, na maioria das vezes, é causado por maus hábitos alimentares e sedentarismo. Por apresentar poucos sintomas, pode ser trazer sérias complicações para a saúde.
Apesar disso, dependendo do estágio, ela pode ser controlada com atividades físicas e mudança de hábitos alimentar. Dessa forma, um checkup periódico é essencial!
Diabetes gestacional
Assim como o nome indica, essa condição se desenvolve em mulheres grávidas. Nesse caso, isso ocorre porque a placenta libera hormônios que reduzem a ação da insulina.
Dessa forma, o acompanhamento médico durante a gestação é indispensável para evitar ou controlar o diabetes!
Pré-diabetes
Além dos tradicionais tipos, também existe a pré-diabetes, ou seja, a pré-disposição que algumas pessoas têm para desenvolver a doença. Nesse caso, os pacientes possuem os níveis de glicose no sangue mais altos do que o normal.
Contudo, isso ainda não é o suficiente para ser classificado como diabetes Tipo 2. Apesar disso, é extremamente importante o acompanhamento com profissionais para reverter o quadro ou retardar a evolução para a doença.
Costumam ser recomendadas medidas mudanças de hábitos alimentares e prática regular de exercícios físicos.
Importância de atividade física para diabéticos
Viu só a importância da relação entre diabetes e exercício físico? Isso ocorre porque a atividade faz com que as células trabalhem e captem glicose independentemente da insulina.
Além disso, as atividades físicas também ajudam a melhorar a função das células do pâncreas, a circulação sanguínea e a função cardíaca e respiratória. Sem falar que facilitam a perda de peso, especialmente do tecido gorduroso periférico, que está associado ao aumento da resistência à insulina.
Porém, para isso, é preciso praticar exercícios por cerca de 45 minutos, no mínimo, 3 vezes por semana. Sendo assim, basta encontrar a modalidade que mais te agrada e mandar ver!
Suplementação para diabéticos
Quando a atividade escolhida é voltada para a hipertrofia, é comum surgirem dúvidas a respeito de suplemento alimentar para diabéticos. De forma geral, a suplementação para o indivíduo diabético é igual a de pessoas não diabéticas.
Já quando se trata de compostos para controlar a condição, estudos apontam que o suplemento de zinco pode melhorar o controle glicêmico, e os níveis de diabetes tipo 2.
O importante é sempre contar com o auxílio de um profissional para escolher o produto ideal para as suas necessidades específicas!
Cuidados para ficar de olho
Apesar da prática de exercícios para diabéticos ser recomendada, alguns cuidados são importantes. Entre eles, é ideal manter-se hidratado, optar por treinar nos horários mais frescos do dia e evitar esportes radicais para prevenir mudanças abruptas de açúcar no sangue.
Para quem faz o tratamento com a insulina, a atenção também é redobrada para evitar a hipoglicemia, ou seja, queda vertiginosa das taxas de açúcar no sangue.
Além disso, o recomendado é fazer um controle da glicemia antes (ideal entre 70-150mg/dl), durante e ao final da prática. Caso os níveis de açúcar no sangue estejam elevados (entre 180-250mg/dl), vale adiar o exercício.
Leia também Glucosamina e Condroitina: para que serve?

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!