Os antibióticos são extremamente importantes para nós, nos auxiliando a combater infecções e bactérias, eles são literalmente salva vidas. Porém, seu uso pode causar efeitos colaterais na nossa microbiota, necessário sempre ter em mente uma maneira paralela a fim de restaurar a flora intestinal após seu uso por um período longo. A causa deste efeito que desestabiliza a flora intestinal é que os antibióticos quando ingeridos vão parar no nosso intestino, eliminando tanto as bactérias ruins e invasoras, como as boas que ajudam o bom funcionamento da nossa flora intestinal e são naturais desse espaço.
Como os antibióticos impactam a saúde do intestino?
Caso a pessoa apresente diarreia, dor de barriga ou vômito após um período longo de utilização de antibiótico, é um sinal de alerta de que a flora pode estar desregulada. Uma das formas de restaurar a flora intestinal é primeiramente com uma alimentação saudável e ingerindo bastante água durante o dia, além disso, utilizar probióticos é importante, eles podem ser utilizados mesmo ao longo do tratamento com os antibióticos e podem ser encontrados mesmo em alimentos naturais como os da lista abaixo:
- Iogurte
- Missô
- Kefir
- Kombucha
- Banana
- Batata-doce
- Beterraba
- Queijo
- Coalhada
- Leite Fermentado
Além das formas naturais de restauração da flora intestinal, também existe a forma de suplementação alimentar, que iremos listar e explicar melhor:
Tome probióticos para restaurar a flora intestinal
Os suplementos são uma ótima opção para restaurar a flora intestinal, uma vez que eles são de uso contínuo e complementam a nossa alimentação.
Suplemento com probióticos
Para impedir que uma cepa da flora intestinal assuma o controle, complemente com probióticos enquanto estiver tomando antibióticos. As bactérias probióticas amigáveis podem não se colonizar no intestino, mas ainda podem ajudá-lo durante o curso de antibióticos. Se você acertar sua dosagem probiótica, as bactérias boas que estão passando serão capazes de fazer seu trabalho e manter as más sob cAlém de atuar como probiótico, eles também trabalham de diferentes maneiras em outras frentes, como aumentar sua performance durante uma atividade física, o caso do suplemento My Pure Glutamine. Existem ainda os suplementos que trabalham como diuréticos, auxiliando na retenção de líquido do corpo e atuando como antioxidante, é o caso do suplemento Health Diu Retek
O tempo e o tipo são cruciais
Outra maneira de restaurar a flora intestinal é com o uso de probióticos manipulados, além de atuar diretamente na microbiota, eles podem ter efeito em alergias, redução de colesterol, antiobesidade e perda de peso como o Lactobacillus Gasseri, podem aumentar nossa imunidade e até mesmo reduzir a ansiedade e estresse, como é o caso do Pool de Lactobacillus.
Tome S. boulardii
É um tipo de levedura que atua na restauração da flora intestinal, demonstrado ótimos efeitos como probióticos, sendo utilizada mesmo em casos mais graves como diarreia de etiologia infecciosa e em pacientes com HIV, chegando a aliviar até mesmo casos de Síndrome do Intestino Irritável.
Quanto tempo se deve tomar probióticos?
O tempo de ingestão dos probióticos para restaurar a flora intestinal pode variar de acordo com a necessidade e diagnóstico de cada um, é sempre importante manter um acompanhamento médico, e se lembrar de manter um espaço de três horas entre a ingestão do probiótico e o antibiótico. No geral, em casos menos graves e agudos, o indicado vária de uma a seis semanas de uso.
Quanto tempo o probiótico faz efeito?
A solução para restaurar a flora intestinal leva por volta de um mês completo para chegar em seu resultado, levando a um balanço perfeito do intestino. É claro que esse tempo pode vir a variar, mas é sempre importante manter a constância de horário de ingestão do remédio e a quantidade de vezes que ele deve ser ingerido, geralmente os médicos indicam que o probiótico seja ingerido duas vezes durante o dia, uma pela manhã em jejum, e uma de 15 a 20 minutos antes do almoço.
Corte o açúcar quando estiver tomando antibióticos (e após também para restaurar a flora intestinal)
O açúcar faz parte do grupo de alimentos refinados, estes são considerados alimentos inflamatórios para o nosso organismo, então seu consumo durante o período de tratamento irá atrapalhar seu organismo a restabelecer a flora intestinal. Mesmo após o tratamento, é importante manter o cuidado no uso do ingrediente.
Mas afinal, como saber se a flora intestinal está desregulada?
Além do uso de antibióticos que desestabilizam a microbiota, outra forma comum de desestabilizar nossa flora é estresse e ansiedade, dores na barriga e no estômago, vômito e diarreia, gases, distensão abdominal, má formação das fezes, unhas e cabelos fracos, cansaço, baixa imunidade e dores de cabeça são sintomas de um intestino desregulado.
Uma vez detectados esses sintomas é sempre importante prestar atenção na alimentação, evitar açúcares e alimentos industrializados e com muitos corantes, ou alimentos super processados durante esse período. Caso os sintomas permaneçam vale a pena ingerir mais dos alimentos que contém probióticos naturalmente, e então caso nada faça o efeito esperado, partir para a suplementação de probióticos para restaurar a flora intestinal, e claro com a indicação de um profissional que possa acompanhar os sintomas e os avanços do seu quadro.
O que fazer para fortalecer a saúde do intestino?
Para restaurar a flora intestinal e fortalecer a saúde do intestino é importante manter uma alimentação balanceada, praticar atividade física e beber pelo menos dois litros de água por dia. Uma forma de melhorar a alimentação é incluindo fibras na alimentação, como frutas, vegetais e cereais. Outros alimentos que são nossos aliados nesse momento de regulação do nosso intestino é o vinagre de maçã, assim como o orégano, tomilho e sálvia.
3 Dicas de alimentação para restaurar a sua flora intestinal
Além de todas as formas de restaurar a flora intestinal, existem ainda algumas dicas valiosas de como manter essa manutenção, nós iremos compartilhar 3 dessas dicas agora com vocês:
Tomar colágeno
Muito conhecido na atuação da firmeza e elasticidade da pele, o colágeno também é um aliado na saúde intestinal, trabalhando na barreira protetora do nosso intestino.
Coma muitos vegetais
São indicados todos os alimentos que possuem microorganismos vivos, eles nos ajudam a manter a alimentação equilibrada e a saúde do nosso intestino em dia, aposte nas leguminosas, agrião, alface, milho verde, nabo, pepino, rúcula entre outros tantos alimentos saudáveis e gostosos.
Fontes de amido resistente
Alimentos como grãos, farelos, farinhas integrais, pães e biscoitos quando balanceados com outros tipos de alimentos podem nos auxiliar no bom funcionamento do nosso intestino, o segredo é sempre manter o equilíbrio entre os alimentos não apenas para restaurar a flora intestinal, mas para manter a saúde do intestino.
Dúvidas frequentes:
Quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal?
O tempo para recuperar a flora intestinal pode variar, dependendo do quadro, mas independente do quadro é extremamente importante que se mantenha uma alimentação balanceada e beba muita água, evitando carne vermelha, leites e derivados, conservantes, alimentos muito gordurosos e açúcar.
Qual o melhor chá para flora intestinal?
Existem muitos chás que auxiliam no processo digestivo, diminuindo a sensação de inchaço no organismo, iremos listar aqui algumas ervas indispensáveis para você ter em casa que aliviam a retenção de líquidos e auxiliam no processo para restaurar a flora intestinal.
- Hortelã
O chá de hortelã ajuda a desinchar, relaxam os músculos e evita cólicas e mal estar intestinal.
- Boldo
O chá de boldo é indicado para enjoos, ajuda a tratar infecções, tem ação anti-inflamatória e ajuda na digestão.
- Hibisco
O chá de hibisco é fonte de vitamina C, ajuda a regular a flora intestinal e combate os radicais livres.
- Gengibre
Tomar um copo de chá de gengibre antes das refeições pode auxiliar no processo de digestão, é rico em vitamina C e auxilia em náuseas e cólicas.
- Chá verde
O chá verde atua como termogênico e ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim.
- Camomila
A camomila é uma das ervas queridinhas, e não é à toa, ela ajuda nosso corpo e mente a acalmar, diminui as cólicas e náuseas, sendo um ótimo digestivo.
- Erva-cidreira
O chá de erva-cidreira também é conhecido como capim-limão e é uma ótima erva para aliviar dores intestinais, ajudar a acalmar e diminuir o estresse.
- Erva-doce
O chá de erva-doce é um bom digestivo, auxilia nosso corpo no processo de desintoxicação e anti-oxidação.
- Chá branco
O chá branco é responsável por melhorar nosso humor, ajuda na digestão, acelera o nosso metabolismo e também atua como termogênico.
- Chá de canela
O chá de canela é ótimo diurético e anti coagulante, faz bem para o nosso coração, previne o câncer e tem propriedades antibacterianas.
O que pode prejudicar a flora intestinal?
Além do uso de antibióticos, outra coisa muito simples que pode desequilibrar sua flora é a alimentação. O consumo desenfreado de alimentos ricos em carboidratos, gorduras saturadas, alimentos super processados e alimentos com conservantes e corantes podem desequilibrar a microbiota.
Leia também Como abacate pode ajudar a viver mais tempo.
Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!
Muito boas sugestões de como regular a flora intestinal e como isso é importante pra combater até mesmo doenças autoimunes e faz todo sentido se o sistema digestivo não tiver regulado todas as partes do corpo sofrerá.
Muito obrigado pela matéria
Olá Pedro, tudo bem?
Obrigada pelo comentário, nos acompanhe para mais conteúdos como esse!
Meu filho tomou 10 dias de antibiótico. Parou tem 2 dias . Quantos dias leva para recuperar a flora intestinal??
O tempo para a flora intestinal se recuperar após o uso de antibióticos pode variar de pessoa para pessoa e depende de fatores como a idade, o tipo de antibiótico usado, a alimentação, e o estado geral de saúde. Em geral, a recuperação pode levar algumas semanas a alguns meses.