Desta vez, vamos abordar sobre uma doença muito comum e que afeta a vida de inúmeras pessoas: o diabetes. E por falar nisso, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais de 16 milhões de brasileiros adultos têm diabetes mellitus. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), cerca de 90% dos pacientes apresentam o tipo 2 (DM2) da doença. Assim, se você quiser saber mais sobre esse problema, como preveni-lo e como tratá-lo, confira este post preparado especialmente para você! Boa leitura!
O que é o diabetes?
O diabetes mellitus consiste em uma enfermidade do metabolismo da glicose, provocada pela ausência ou pela má absorção de insulina. E a insulina, por sua vez, é o hormônio gerado pelo pâncreas, e sua tarefa é quebrar as moléculas de glicose e revertê-las em energia, que será utilizada por todas as células.
Desta forma, a falta total ou parcial da insulina influencia no processo de queima do açúcar, bem como também no processo de transformação em outras substâncias, como: gordura, proteínas e músculos.

Quais os tipos?
O diabetes é um grupo de doenças que possuem algo em comum: o aumento dos níveis de glicose no sangue. Assim, os tipos são os seguintes: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes gestacional e diabetes relacionados com outras patologias:
– Diabetes tipo 1
É quando o pâncreas gera pouca quantidade de insulina ou quando não gera insulina, havendo quantidade insuficiente para fazer a glicose entrar nas células. Assim, a glicose permanece na corrente sanguínea, gerando o aumento das taxas de glicemia. Por isso, esse tipo de diabetes necessita da aplicação de injeções de insulina, diariamente, (por isso é chamada de insulinodependente). Neste caso, o surgimento do tipo 1 acontece mais comumente na infância e na adolescência.
– Diabetes tipo 2
É quando as células resistem ao efeito da insulina, acometendo, geralmente, as pessoas com mais de 40 anos de idade. Normalmente, acomete pessoas sedentárias, com sobrepeso, que se alimentam de maneira incorreta e não saudável e que possuem histórico de diabetes na família.
– Diabetes gestacional
É quando o diabetes acontece ao longo da gravidez e, na maioria dos casos, é causado pelo excesso de peso da gestante.
– Diabetes relacionado a outros problemas
Em outras palavras, estamos nos referindo ao diabetes relacionado ao consumo de determinados medicamentos e às pancreatites alcoólicas, por exemplo.
Como funciona o corpo de quem tem diabetes?
Normalmente, ao ingerirmos carboidratos, em seguida o nosso organismo tem a função de transformar o açúcar desses alimentos em glicose. Além disso, a glicose é levada, pela insulina, até as células do nosso corpo, para que seja utilizada como energia.
Porém, no corpo de quem tem essa doença, a insulina não funciona direito, e boa parte desse açúcar não é absorvido pelas células. No diabetes tipo 1, o organismo para de gerar insulina, fazendo com que as células fiquem sem energia para o funcionamento do corpo.
Desta forma, como a glicose não é levada às células, ela continua no sangue, elevando os níveis de açúcar. Sem contar que, neste caso, os rins têm dificuldades para administrar a maior quantidade de açúcar no organismo, por isso ele é expelido através da urina.
Quais os tipos de sintomas de diabetes?
Finalmente, vamos falar sobre os principais sintomas, Por exemplo: algo muito comum é um problema chamado Poliúria, no qual a pessoa urina em excesso, causando a desidratação e, em seguida, sente sede em excesso (polidipsia). Outros sintomas são: alterações na visão; aumento do apetite; infecções fúngicas na pele e nas unhas; feridas que demoram a cicatrizar (principalmente nos membros inferiores); impotência sexual; distúrbios cardíacos e renais; e, por fim, neuropatias diabéticas provocadas pelo comprometimento das terminações nervosas.
Quem tem diabetes sente fraqueza?
Sim, quem tem diabetes pode sentir fraqueza. No corpo de quem possui diabetes, a insulina não funciona direito e boa parte desse açúcar não é absorvida pelas células. No tipo 1 da doença, por exemplo, o organismo para de gerar insulina, fazendo com que as células fiquem sem energia para o funcionamento do corpo. E no diabetes tipo 2, as células resistem ao efeito da insulina
O que é que provoca o diabetes?
Os fatores de risco que podem provocar o diabetes são os seguintes: hereditariedade; obesidade (obesidade infantil também); sedentarismo; hipertensão; níveis altos de colesterol e triglicérides; estresse emocional e medicamentos à base de cortisona, por exemplo. Além disso, outro fator de risco é a idade acima dos 40 anos (para o tipo 2 da doença); entre outros.
Como tratar?
O diabetes tipo 1 (insulinodependente) necessita da aplicação de insulina (de forma injetável), para repor a quantidade desse hormônio, que deixou de ser produzida pelo pâncreas, ou seja, a não aplicação da medicação pode causar a cetoacidose diabética, distúrbio metabólico que pode colocar a vida da pessoa em risco.
Já o tipo 2 da doença pode ser controlado por medicamentos ministrados por via oral. A doença descontrolada pode levar ao coma hiperosmolar, uma complicação grave que pode ser fatal.
Desta forma, para controlar o diabetes, é fundamental aderir a uma dieta saudável, orientada por nutricionista, e praticar atividades físicas regularmente, para diminuir o nível da glicose nos dois tipos da doença. Mas é imprescindível consultar um médico, para que ele possa prescrever o tratamento correto para cada caso.
O que é Sucupira e para que serve?
A Sucupira, da Recover Farma, pode ajudar em casos de diabetes, excesso de ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, blenorragia, cistos ovarianos e no útero, debilidade orgânica, dermatoses, dor de garganta, dores espasmódicas, feridas, hemorragias, inflamações, reumatismo, sífilis e vermes. Sucupira possui, também, ação coadjuvante no tratamento do câncer, além de ser um ótimo tônico.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto à qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!