Com a correria do dia a dia, infelizmente sentir dores e cansaço nas pernas tornou-se algo comum. E esses incômodos podem ser causados por diversos motivos, entre eles, por andar o dia todo para cumprir as tarefas diárias ou por ficar muito tempo sentado em frente ao computador. A seguir, vamos entender melhor como agir em caso de cansaço nas pernas?

Quais os principais sintomas de cansaço nas pernas?
Normalmente, quem sente cansaço nas pernas também pode sentir dificuldades para andar, dores, cãibras, formigamento e sensação de fraqueza nas pernas. Mas é preciso estar atento, já que esses sintomas podem estar associados a outras doenças. Por este motivo, é fundamental procurar um médico.
O que causa sensação de cansaço nas pernas?
A sensação de cansaço nas pernas pode ser causada por diversos motivos. Os principais são: redução do fluxo de sangue nas artérias, sedentarismo, problemas musculares, diabetes e má circulação nas veias. Logo mais, vamos entender cada uma dessas causas, com mais detalhes:
- Redução do fluxo de sangue nas artérias: Muita gente desconhece, mas são as artérias que conduzem o oxigênio e os nutrientes aos tecidos do corpo, por isso, a doença arterial periférica (DAP), também conhecida como má circulação que afeta as artérias ou entupimento das artérias, é considerada de maior gravidade. Alguns dos possíveis sintomas, neste caso, são: cansaço nas pernas, dores e formigamento, pernas e pés pálidos e frios, aparecimento de feridas que não cicatrizam, disfunção erétil, desconforto nas pernas ao caminhar, entre outros.
- Sedentarismo: Sarcopenia é o nome do problema causado por não praticar exercícios físicos, gerando atrofia dos músculos. A sarcopenia dificulta a realização de esforços físicos e causa fraqueza, fadiga muscular, cansaço nas pernas, cãibras e falta de ar. Podem ser afetadas por este problema, pessoas acamadas por longos períodos ou que permanecem sentadas por bastante tempo.
- Problemas musculares: Enfermidades que atingem os músculos são denominadas miopatias, que podem causar cansaço nas pernas, dores, fraqueza, cãibras, formigamento, espasmos, dificuldade para se movimentar e rigidez nas pernas. As principais causas das miopatias são: intoxicação do músculo devido ao consumo de bebidas alcoólicas; alterações hormonais, como hiper ou hipotireoidismo; inflamação muscular gerada por infecções (como, por exemplo, HIV, CMV ou toxoplasmose); doenças inflamatórias autoimunes (como polimiosite, dermatomiosite ou miosite por corpúsculos de inclusão); lesões musculares causadas por medicamentos (como, por exemplo, Ciprofibrato, corticoides, Valproato ou Etanercept); distrofias musculares, que produzem degeneração da membrana que envolve o músculo, ou outras doenças genéticas. Lembrando que os problemas musculares também podem ser causados, de forma indireta, por enfermidades metabólicas ou neurológicas, bem como a esclerose lateral amiotrófica ou miastenia gravis.
- Diabetes: Pode danificar os nervos do corpo (neuropatia diabética), quando o diabetes não é adequadamente controlado no decorrer do tempo. Neuropatia diabética afeta, especialmente, os pés, porém, pode afetar também as pernas, entre outras regiões do corpo. Principais sintomas: dores, ardência, formigamento, queimação, sensação de agulhadas e choques, ou até mesmo redução de sensibilidade no local. Essa alteração pode causar desde dificuldades para se locomover até a amputação, dependendo da gravidade.
- Má circulação nas veias: Também chamada de doença venosa crônica, a má circulação nas veias pode gerar sensação de cansaço nas pernas, além de peso, dores, inchaço, cãibras, formigamento etc. Normalmente, essa doença produz varizes e é causada de forma genética ou por fatores como: obesidade, ficar em pé por muito tempo, utilizar salto alto com frequência, sedentarismo etc.
O que fazer para acabar com o cansaço nas pernas?
Como existem diversas causas para o cansaço nas pernas, não é possível dizer com precisão a maneira exata para acabar com o problema. Por isso, é fundamental procurar um médico para fazer os devidos exames e obter um diagnóstico correto. No entanto, existem também algumas atitudes que podem ser tomadas para ajudar a aliviar a sensação de cansaço nas pernas, como: evitar fumar, não consumir bebidas alcoólicas, movimentar as pernas, praticar exercícios físicos e alongamentos, utilizar os sapatos adequados, controlar o peso corporal com alimentação saudável e treinos, levantar as pernas etc.
Como tratar o cansaço nas pernas?
Conforme dito anteriormente, a forma mais assertiva para tratar o cansaço nas pernas é, em primeiro lugar, procurar um médico para obter o diagnóstico e, posteriormente, iniciar o tratamento de acordo com as orientações médicas.
Cansaço nas pernas pode ser perigoso?
Diante do sintoma de cansaço nas pernas é preciso procurar um médico especialista imediatamente, já que as causas podem ser inúmeras, variando desde problemas simples até os mais graves. A não verificação das possíveis causas, obtenção do diagnóstico e a não realização dos devidos tratamentos médicos, podem sim tornar o problema algo perigoso.
Qual o melhor medicamento para cansaço nas pernas?
A Recover Farma lançou o Gel para pernas cansadas, que contém ativos capazes de aliviar a sensação de cansaço nas pernas e contribuir com o aumento da circulação periférica, combatendo os edemas causados pela má circulação. Mas é preciso consultar um médico antes de consumir este produto.
Para que serve o Gel para pernas cansadas?
O Gel para pernas cansadas, da Recover Farma, serve para atenuar a sensação de cansaço nas pernas e promover o aumento da circulação periférica, agindo contra os edemas gerados pela má circulação.
Gel para pernas cansadas: Como usar?
A maneira mais adequada de utilizar o Gel para pernas cansadas deve ser indicada por um médico especialista. Porém, segundo a posologia do produto, aplicar nas pernas à noite, após o banho, massageando levemente.
Pode usar todos os dias o Gel para pernas cansadas?
É fundamental utilizar o Gel para pernas cansadas, da Recover Farma, de acordo com a orientação médica, já que todos os medicamentos oferecem riscos à saúde quando consumidos por conta própria. Portanto, evite a automedicação.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!