Ashwagandha para que serve? A ashwagandha, também chamada de ginseng indiano, se trata de uma planta com propriedades medicinais, cujo nome científico é Withania somnifera. A ashwagandha contém grandes quantidades de saponinas, alcaloides e lactonas, que apresentam efeito antiestresse (calmante) e anti-inflamatório. Por isso, a ashwagandha é indicada para contribuir com a melhora da performance física e mental e com a diminuição da ansiedade, cansaço generalizado e estresse.
O que é e para que serve a Ashwagandha?
A ashwagandha é uma planta medicinal de nome científico Withania somnifera e popularmente conhecida como ginseng indiano. A ashwagandha é rica em saponinas, alcaloides e lactonas que atuam combatendo as inflamações e o estresse, por isso, essa planta pode ser utilizada para melhorar o desempenho físico e mental, reduzindo a ansiedade (efeito calmante).

Ashwagandha para que serve e quais os benefícios?
Conforme já dito, a ashwagandha apresenta ações antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hiperglicêmicas, ansiolíticas e calmantes, proporcionando vários benefícios à saúde, tais como: aumento da libido; aumento da fertilidade; redução do estresse e da ansiedade; melhora da memória; melhora da qualidade do sono; potencialização do rendimento muscular; fortalecimento do sistema imune; controle da glicemia; prevenção de doenças cardiovasculares; contribuição com o tratamento do câncer. Vamos ver, de forma mais detalhada, cada um desses benefícios.
Ashwagandha serve para aumentar a libido?
A ashwagandha auxilia na regulação dos hormônios, resultando num melhor funcionamento dos órgãos reprodutivos. Com isso, a ashwagandha pode ajudar a elevar o desejo sexual. A ashwagandha também pode contribuir com a diminuição da ansiedade e do estresse, o que favorece o aumento da libido em mulheres e homens.
Aumentar a fertilidade
A ashwagandha eleva a produção de testosterona, o que pode aumentar a quantidade e a motilidade dos espermatozoides, aumentando a fertilidade masculina. Em mulheres, a ashwagandha auxilia no equilíbrio dos hormônios, favorecendo um melhor funcionamento dos órgãos reprodutores, inclusive o fortalecimento do útero de mulheres que já sofreram aborto. Porém, ainda são necessários mais estudos científicos que evidenciem esse benefício.
Ashwagandha serve para reduzir o estresse e a ansiedade?
A ashwagandha contém acilsterilglicosideos e sitoindosideos, que são substâncias com efeito adaptogênico, ou seja, que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade, já que diminuem a produção de cortisol (hormônio liberado principalmente em momentos de estresse).
Além disso, a ashwagandha também possui componentes que agem no sistema nervoso central (do mesmo modo que o neurotransmissor GABA), contribuindo com a sensação de relaxamento e com a redução dos sintomas de estresse e ansiedade, como cansaço mental, dificuldade de concentração, agitação e nervosismo.
Ashwagandha serve para melhorar a memória?
Segundo estudos, essa planta medicinal pode auxiliar na melhora da memória, da atenção e contribuir com a velocidade de raciocínio. (No entanto, apesar da ashwagandha proporcionar benefícios para a memória, ainda são precisos mais estudos que confirmem esse benefício).
As propriedades antioxidantes da ashwagandha também podem ajudar a proteger o cérebro contra dos radicais livres, melhorando a capacidade motora e cognitiva.
Ashwagandha serve para melhorar a qualidade do sono?
A ashwagandha pode auxiliar na qualidade do sono e na diminuição da ansiedade, ajudando no combate à insônia. Essa planta também pode aumentar os níveis de energia e estado de alerta ao longo do dia.
Potencializar o rendimento muscular
A ashwagandha pode contribuir com a melhora do desempenho muscular nos treinos, ajudando a aumentar a força, a massa muscular e o uso do oxigênio pelos músculos.
Fortalecer o sistema imune
A ashwagandha possui grandes quantidades de alcaloides, saponinas e lactonas que apresentam efeitos: antioxidante, anti-inflamatório e imunomodulador, auxiliando no fortalecimento do sistema imune e combatendo infecções.
Controlar a glicemia
A ashwagandha é composta por witaferina A, uma substância com ação antiglicemiante, que auxilia no controle da glicemia (por estimular as células a utilizarem a glicose existente no sangue).
Prevenir doenças cardiovasculares
A ashwagandha contém alcaloides, lactonas esteroides e glicosídeos que possuem efeito antioxidante, auxiliando na diminuição do colesterol ruim (o colesterol ruim é o responsável por formar placas de gordura nas artérias); na redução do acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos e na diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Porém, o consumo de ashwagandha não substitui o tratamento médico com remédios e a obtenção de hábitos saudáveis.
Contribuir com o tratamento do câncer
De acordo com alguns estudos, ashwagandha possui propriedades que demonstram ajudar a tratar vários tipos de câncer como: colo do útero, pele, pâncreas, pulmão e mamas, por exemplo. Porém, são precisos mais estudos que comprovem essas propriedades.
Qual a melhor Ashwagandha do mercado?
Ela é um adaptogênico que pode ajudar em casos de depressão, ansiedade e estresse. Além disso, Ashwagandha pode agir como neuroprotetor em relação às doenças neurodegenerativas como: Alzheimer e Parkinson. Ashwagandha tem propriedade antioxidante que protege contra os danos celulares causados por radicais livres; ajuda a restaurar a energia; promove a manutenção da saúde do sistema imunológico; apresenta ação afrodisíaca; melhora a qualidade do sono, da memória e reduz a dificuldade de concentração.
Quais os benefícios da Ashwagandha?
Ashwagandha pode oferecer vários benefícios à saúde, como: atuação neuroprotetora; propriedade antioxidante; ação afrodisíaca; restauração da energia; manutenção do sistema imunológico; melhora da memória e da concentração; auxílio em casos de estresse, depressão e ansiedade.
Como tomar Ashwagandha?
De acordo com a posologia de Ashwagandha, tomar 1 cápsula (500mg) no café da manhã. No entanto, é necessário consultar um médico antes de consumir este produto, já que cada organismo é único e possui necessidades individuais.
Quais são os efeitos colaterais de Ashwagandha?
Quando ashwagandha é consumida de acordo com a orientação médica (em termos de dose, horários e período), ela é considerada segura. Porém, se ingerida por conta própria, em altas dosagens e longos períodos, ashwagandha pode causar dor de estômago, diarreia ou vômitos e danos no fígado. Por isso, antes de utilizar, consulte um médico. Evite a automedicação.
Qual é a contraindicação de Ashwagandha?
A ashwagandha é contraindicada para mulheres grávidas ou lactantes. Não deve ser consumida por quem possui doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus, ou que tenham úlcera no estômago. Vale mencionar que a ashwagandha pode diminuir a pressão arterial e dificultar o controle da pressão sanguínea em pessoas com hipertensão, ou diminuir muito os níveis de açúcar no sangue, causando crise de hipoglicemia em diabéticos. Pessoas que estejam tomando remédios para ansiedade ou depressão, não devem utilizar ashwagandha, já que ela pode gerar sono excessivo, devido ao seu efeito sedativo.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!
eu faso musculacao eu poso toma ashwgandha
Olá, Reginaldo, como vai?
Para sua segurança, recomendamos que você procure um médico. Apenas um profissional habilitado poderá te responder isso.
Equipe Recover Farma.