Ao contrário do que muita gente pode pensar, a ingestão de alimentos ricos em carboidratos é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. No decorrer do seu processo de digestão, é formada a glicose, uma das principais responsáveis por fornecer energia às nossas células.
Na verdade, o problema está em consumir esses alimentos ricos em carboidratos – como arroz, pães, cereais, macarrão e todas as demais massas – em excesso, pois, neste caso, o organismo direciona uma parte para a geração de energia e a outra parte, não utilizada, torna-se gordura que fica estocada em nosso corpo, resultando no aumento de peso. Por este motivo, é importante que a ingestão de carboidratos seja feita de forma moderada, sempre de acordo com a recomendação de médicos e nutricionistas, já que a quantidade ideal vai variar conforme as características individuais de cada pessoa, bem como idade, altura, gênero, peso, entre outras.
Quem busca emagrecer precisa não apenas reduzir a quantidade de carboidratos na dieta, mas também selecionar e preferir os alimentos ricos em carboidratos complexos.
O consumo de alimentos ricos em carboidratos pode engordar?
Esta é uma pergunta muito comum e a resposta é ‘sim’. O consumo de carboidratos pode sim engordar se não for feito de maneira controlada e consciente. Conforme já dito anteriormente, se a ingestão for em excesso, inevitavelmente resultará no ganho de peso.
Além disso, existe a seguinte situação: a digestão dos carboidratos simples ocorre de forma rápida e fácil. Neste caso, grandes quantidades de açúcar entram rapidamente no sangue, contribuindo com o funcionamento das células. No entanto, uma parte desse açúcar é estocada nas células adiposas, proporcionando o aumento de gordura. Vale lembrar que isso acontece principalmente no organismo de pessoas sedentárias.
O que são os alimentos ricos em carboidratos complexos?
Os alimentos ricos em carboidratos complexos são aqueles que apresentam uma digestão mais lenta – que possuem baixo índice glicêmico. Com isso, o açúcar também é liberado no sangue mais devagar, prolongando a saciedade, especialmente se o alimento for rico em fibras.
Para exemplificar os alimentos ricos em carboidratos complexos, podemos citar os integrais, ou seja, o macarrão integral, o arroz integral, os cereais integrais, além da cenoura, lentilhas, amendoim, grão de bico etc.
Os carboidratos complexos – alimentos ricos em ferro, fibras, minerais e vitaminas do complexo B – são mais indicados para quem sofre de diabetes e para quem deseja emagrecer.
O que são carboidratos simples?
Os alimentos ricos em carboidratos simples – e de alto índice glicêmico – são absorvidos pelo intestino e transformados em energia com mais rapidez. Por isso, esse tipo de alimento não proporciona saciedade, fazendo com que logo após a ingestão, a pessoa sinta fome novamente.
Os carboidratos simples estão presentes em diversos alimentos processados, já que o açúcar refinado, o açúcar demerara, o mel, o melaço, a lactose e a frutose existente nas frutas podem ser citados como exemplos de carboidratos simples.
Desta forma, alguns alimentos processados que contêm carboidratos simples são: guloseimas, doces, refrigerantes, sucos industrializados etc. Como é possível perceber, esse tipo de carboidrato proporciona o aumento de peso, além de ser extremamente prejudicial para quem sofre de diabetes.
Quais são os bons carboidratos?
Quem leu até aqui, é provável que já tenha mais clareza a respeito dessa resposta. Na verdade, todos os tipos de carboidratos são importantes para o nosso organismo, porém, o mais saudável é consumir os alimentos integrais, ou seja, que são formados por carboidratos complexos e fibras. O consumo desses alimentos, juntamente com vegetais, frutas e a orientação nutricional, pode contribuir com a perda de peso, principalmente no caso de quem pratica exercícios físicos com regularidade.
A seguir, confira alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos e ricos em fibras e que, por isso, são classificados como mais saudáveis: arroz integral, arroz com grãos, pão integral, pão com sementes, macarrão integral, grão de bico, ervilhas, feijão, lentilha, aveia, inhame, batata doce com casca, brócolis, repolho, couve-flor, kiwi, mamão, ameixa, pêssego, limão, pera, tangerina, morangos, pitaya etc.
Alimentos ricos em carboidratos ajudam a ganhar massa muscular?
Em linhas gerais, o consumo de carboidratos complexos durante o dia e no pré-treino, pode contribuir com o aumento de massa muscular, já que os alimentos ricos em carboidratos complexos dão mais energia, favorecendo a prática de exercícios físicos. Mas, vale ressaltar que, essas indicações do que consumir, bem como as quantidades e os horários ideais para cada organismo – de acordo com as necessidades e objetivos individuais – devem ser sempre prescritos por um nutricionista, para que os resultados apareçam e tudo isso contribua com uma vida mais saudável. Além disso, diante de uma análise individual, o nutricionista poderá verificar se é preciso consumir suplementos alimentares também.
Leia também Como colocar carboidratos na sua alimentação.
Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?