Neste post, vamos falar sobre: quais os benefícios do gengibre, que consiste em uma raiz formada por 6-gingerol e 8-gingerol, que são compostos bioativos que possuem efeito termogênico, ou seja, que aceleram o metabolismo e a queima de gordura, proporcionando a redução de peso corporal. Graças ao seu efeito antiespasmódico, o gengibre auxilia no relaxamento dos músculos do estômago, contribuindo com o processo de digestão e evitando náuseas e vômitos. O gengibre também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, beneficiando em casos de artrite, pressão alta e refluxo, por exemplo. A seguir, vamos ver com mais detalhes a resposta da pergunta: gengibre para que serve?
O que é Gengibre?
O gengibre (cujo nome científico é Zingiber officinalis) é a raiz de uma planta que, por ser medicinal, pode proporcionar diversos benefícios à nossa saúde. O gengibre pode contribuir com o processo de emagrecimento e também auxiliar, por exemplo, em casos de enjoo, azia, gastrite, resfriados, tosse, pressão alta, problemas de circulação sanguínea e colesterol alto.
O gengibre é uma raiz comestível que tem sabor apimentado, podendo ser utilizada, inclusive, no tempero de alimentos, reduzindo a necessidade do uso de sal.

Gengibre para que serve?
O gengibre serve para ajudar no processo de emagrecimento; evitar azia e gases intestinais; prevenir o diabetes; aliviar náuseas e vômitos; combater gastrite e refluxo; ajudar a prevenir o câncer; controlar a pressão arterial; combater infecções; atenuar dores musculares; auxiliar na saúde cardiovascular e reduzir cólicas menstruais.
Sem contar que o gengibre possui propriedades: digestiva, anti-inflamatória, analgésica, antipirética, antiespasmódica, anticoagulante, vasodilatadora e antiemética. Logo abaixo, vamos ver com mais detalhes todos esses benefícios do gengibre:
O gengibre ajuda no processo de emagrecimento?
Sim, o gengibre é formado por gingerol, um composto bioativo que possui ação termogênica, contribuindo para acelerar o metabolismo e ativar a queima de gordura, ajudando no processo de emagrecimento. Sem contar que o gengibre também é diurético, promovendo a eliminação da retenção de líquido no corpo.
O gengibre evita azia e gases intestinais?
Sim, o gengibre é formado por zingerona, gingerol e shogaol que são compostos bioativos com efeitos: anti-inflamatório, carminativo e antiemético, que relaxam a musculatura do estômago e do intestino, além de reduzir a acidez do estômago. Com isso, ajuda a combater os gases intestinais e a azia.
O gengibre serve para prevenir o diabetes?
Sim. O gengibre auxilia na proteção das células do pâncreas contra os radicais livres (já que contém zingibereno, gingerol e curcumeno, compostos fenólicos com ação antioxidante), controlando os níveis de insulina, impedindo a resistência à insulina e prevenindo o diabetes.
O gengibre alivia náuseas e vômitos?
Conforme já mencionado, o gengibre possui propriedades antieméticas, que promovem o esvaziamento do estômago, aliviando as náuseas e os vômitos, inclusive os que podem ocorrer ao longo da gestação ou de quimioterapias.
O gengibre serve para combater gastrite e refluxo?
O gengibre atua como antioxidante e anti-inflamatório, auxiliando no combate às inflamações no estômago e ajudando em casos de gastrite e úlceras. Como o gengibre também possui propriedade antiemética, ele favorece o esvaziamento do estômago e previne o refluxo e a má digestão.
O gengibre ajuda a prevenir o câncer?
O gengibre contribui no combate dos radicais livres, evitando que as células cancerígenas se multipliquem e se desenvolvam. Isso ocorre porque o gengibre é rico em zingibereno, curcumeno, farneseno e gingerol, compostos bioativos com atividades antioxidantes.
O gengibre serve para controlar a pressão arterial?
O gengibre possui efeito anti-inflamatório, antioxidante, relaxante, anticoagulante e vasodilatador que proporcionam a elasticidade e o relaxamento das artérias, favorecendo a circulação e auxiliando no equilíbrio da pressão alta.
O gengibre também inibe a enzima conversora de angiotensina, que promove a contração dos vasos sanguíneos, impedindo a elevação da pressão arterial.
O gengibre combate infecções?
Sim, o gengibre ajuda a combater doenças respiratórias, como gripe, resfriados, asma e bronquite. Isso ocorre porque o gengibre contém compostos antimicrobianos e bactericidas.
Vale lembrar que o gengibre também contribui no tratamento de infecções na boca e na garganta, como faringite, amigdalite, periodontite e gengivite.
O gengibre serve para atenuar dores musculares?
O gengibre contém o cineol e o borneal, que são compostos bioativos com ação analgésica, auxiliando no alívio das dores musculares. Além disso, o gengibre possui efeito anti-inflamatório e calmante, atenuando as dores causadas por artrite, artrose e reumatismo.
O gengibre auxilia na saúde cardiovascular?
O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias que impedem que se formem as placas de gordura nos vasos sanguíneos, favorecendo a circulação sanguínea e a prevenção de AVC, infarto e aterosclerose, por exemplo. Os antioxidantes existentes no gengibre também reduzem os radicais livres, evitando a oxidação das células de gordura e ajudando a controlar os níveis de triglicerídeo e colesterol no sangue.
O gengibre reduz cólicas menstruais?
O gengibre é formado por bornal e cineol, compostos que possuem ação analgésica. Desta forma, quando o gengibre é ingerido um pouco antes ou logo no início do período menstrual, contribui para redução das cólicas.
Qual o melhor Gengibre do mercado?
Clique aqui para conhecer o Gengibre em cápsulas. Ele atua como termogênico, acelera o metabolismo e auxilia na queima de gordura, porém, para isso é necessário consumi-lo juntamente com uma alimentação saudável e com a prática de exercícios físicos. Além disso, o Gengibre oferece vários outros benefícios.
Quais os benefícios do Gengibre?
O consumo do produto Gengibre pode oferecer vários benefícios à saúde, como: ação bactericida e desintoxicante; ajuda para melhorar o funcionamento do sistema digestivo; auxilio no desempenho dos sistemas circulatório e respiratório; efeito termogênico e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
Como tomar Gengibre?
De acordo com a posologia do Gengibre, tomar 1 cápsula (450 mg), de 1 a 3x ao dia. No entanto, é fundamental procurar um médico antes de consumir este produto, já que cada organismo possui necessidades individuais.
Quais são os efeitos colaterais do Gengibre?
O consumo de dosagens de Gengibre, acima da indicada pelo médico, pode causar efeitos colaterais como: alteração dos batimentos cardíacos, dores no estômago, sonolência e diarreia.
Quais são as contraindicações do Gengibre?
O Gengibre é contraindicado para pessoas que possuem pedra na vesícula; para quem possui doenças hemorrágicas ou quem consome remédios anticoagulantes, já que, nesses casos, o gengibre pode aumentar o risco de hemorragias. Também não devem consumir gengibre, pessoas que utilizam medicamentos para controlar a pressão alta e o diabetes, já que ele pode gerar pressão baixa e hipoglicemia. O gengibre também não deve ser consumido por gestantes, principalmente perto do trabalho de parto, pois pode aumentar o risco de sangramentos, e nem por lactantes. E todas as pessoas devem consultar um médico antes de consumir este produto. Evite a automedicação.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!