De acordo com o relatório ‘Estatísticas da Saúde Mundial de 2021’, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um quinto (22%) da população adulta está obesa, sendo 10,8% entre cinco e 19 anos. Ainda segundo a OMS, no ano 2025 haverá 700 milhões de obesos no mundo e cerca de 2,3 bilhões de pessoas com sobrepeso.
No Brasil, 26,8% da população acima dos 20 anos é obesa. Conforme a ‘Pesquisa Nacional de Saúde 2019’, a obesidade entre as mulheres brasileiras subiu de 14,5% para 30,2%, enquanto que a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%, entre 2003 e 2019. Em 2019, o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.
Qual é o conceito de obesidade?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de obesidade é: o excesso de gordura corporal, numa quantidade capaz de prejudicar a saúde, ou seja, com o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30kg/m2.
O que é obesidade e quais as suas consequências?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define obesidade como: o excesso de gordura corporal, numa quantidade capaz de prejudicar a saúde. Assim, uma pessoa é considerada obesa quando apresenta o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30kg/m2. Em relação às consequências, vale lembrar que a obesidade é a porta de entrada para vários outros problemas e doenças, como pressão alta, diabetes, infarto, AVC, colesterol alto, indisposição, artrose, baixa autoestima, entre outros.
Como a obesidade pode ser determinada?
Para verificar se há obesidade e qual o seu grau, um método muito utilizado é o IMC, (Índice de Massa Corpórea), que consiste no seguinte cálculo: divide-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado mostra se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima, da seguinte forma:
- Peso normal: IMC entre 18,0 e 24,9 kg/m2
- Sobrepeso: IMC entre 25,0 e 29,9 kg/m2
- Obesidade grau 1: IMC entre 30,0 e 34,9 kg/m2
- Obesidade grau 2: IMC entre 35,0 e 39,9 kg/m2
- Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: IMC igual ou superior 40 kg/m2.
Como é classificada a obesidade?
Conforme já mencionado anteriormente, uma pessoa obesa é classificada de três formas: obesidade grau 1: IMC entre 30,0 e 34,9 kg/m2; obesidade grau 2: IMC entre 35,0 e 39,9 kg/m2; e obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: IMC igual ou superior 40 kg/m2.
Quais são as consequências da obesidade para a saúde das pessoas?
A quantidade excessiva de gordura gera consequências negativas sobre o corpo, e as principais são: falta de ar e dificuldades respiratórias; dores no corpo, costas, pernas, joelhos e ombros; dificuldade para fazer caminhadas; dermatites e infecções fúngicas; manchas escuras na pele, principalmente no pescoço, nas axilas e nas virilhas; impotência e infertilidade; roncos e apneia do sono; tendência à varizes e úlceras venosas; ansiedade e depressão.
Quais são os 3 tipos de obesidade?
Os tipos de obesidade variam de acordo com a forma como a gordura é distribuída pelo corpo, da seguinte maneira: obesidade abdominal, obesidade periférica e obesidade homogênea. A seguir, vamos ver mais detalhes sobre cada um desses tipos:
- Obesidade abdominal: É quando a gordura se localiza em grande parte na região do abdômen e da cintura. Neste caso, a gordura também pode se estender à região do peito e do rosto e é mais comum em homens. A obesidade abdominal está relacionada a um maior risco de doenças cardiovasculares, como: infarto, diabetes, trombose, doenças cardíacas, colesterol alto, inflamações etc.
- Obesidade periférica: Neste caso, a gordura fica mais concentrada na região das coxas, dos quadris e das nádegas e é mais comum em mulheres. A obesidade periférica tem maior relação com problemas circulatórios (como insuficiência venosa e varizes) e com osteoartrite nos joelhos, além de também elevar o risco de diabetes e doenças do coração.
- Obesidade homogênea: Neste tipo de obesidade, o peso encontra-se distribuído pelo corpo todo, de forma homogênea.
Quais são as causas da obesidade?
A obesidade é o excesso de peso corporal que pode ter diversas causas. Porém, uma das principais causas é o sedentarismo aliado ao consumo desmedido de alimentos calóricos, como: massas, fast food, doces, comidas prontas, industrializadas, refrigerantes, bebida alcoólica etc. Outros problemas que também podem causar a obesidade são: distúrbios hormonais ou problemas emocionais, como ansiedade e depressão.
Como combater a obesidade?
Antes de tudo, é fundamental dizer que o tratamento contra a obesidade deve ser feito de maneira gradativa, segura e com acompanhamento médico. É importante aderir a um estilo de vida saudável, por meio de uma alimentação adequada, acompanhada por nutricionista, e da prática diária de atividades físicas, orientada por educador físico. Nos casos mais graves, pode-se recorrer à cirurgia bariátrica, por exemplo, caso seja indicada pelo médico.
Quais são os melhores produtos que ajudam a emagrecer?
A Recover Farma possui uma linha completa de produtos para emagrecimento. Também faz parte dessa linha, um kit com os seguintes produtos: Orlistat + Morosil + Garcinia Cambogia. Clique aqui para conhecer! Mas, antes de consumir esses produtos, consulte um médico!
O que é Orlistat e para que serve?
Orlistat é um produto, da Recover Farma, que ajuda na redução do peso corporal, agindo diretamente no sistema digestivo. Orlistat tem a função de inibir as lipases gástricas e pancreáticas, evitando a absorção de aproximadamente 30% da gordura ingerida em cada refeição.
O que é Morosil e para que serve?
Morosil é um produto, da Recover Farma, que auxilia no gerenciamento de peso, favorecendo a queima de gordura corporal e a redução de medidas, especialmente no abdômen.
O que é Garcínia Cambogia e para que serve?
Garcínia Cambogia é um produto, da Recover Farma, aliado no combate à obesidade, por meio da inibição da síntese de ácidos graxos, a redução do apetite e a elevação da queima de gorduras pela diminuição dos níveis de malonil coenzima A, que ativa a enzima carnitina acetil transferase.
Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!