O que é óleo de melaleuca e benefícios?
É uma substância retirada da árvore Melaleuca, espécie nativa da Austrália, o óleo de melaleuca possui benefícios incríveis à saúde que podem ajudar muito no dia a dia dos pacientes. Entre os benefícios estão; ação antifúngica que ajuda a combater micose nas unhas e pé de atleta, por exemplo. Também é um bactericida, muito usado em feridas abertas para evitar doenças como influenza, pneumonia, meningite, infecções, entre outros. O óleo inclui ações anti-inflamatórias, que melhoram a qualidade de vida. Estes são só alguns dos efeitos causados pelo óleo de melaleuca, existem vários outros de cair o queixo.

Para que serve o óleo de melaleuca?
O óleo de melaleuca é uma substância muito usada para vários benefícios. No âmbito médico, é usado desde a antiguidade no tratamento de vários problemas de saúde, como limpeza de feridas, eliminar fungos e parasitas, combater germes e bactérias, e tratar inflamações.
O produto também cuida da estética, tratando acne, caspa e ainda previne o mau hálito. E além da medicina, o óleo de melaleuca é usado para questões mais práticas, como afastar insetos, por exemplo.
Óleo de melaleuca: Benefícios
Como vimos, o óleo de melaleuca possui benefícios incríveis que conseguem ir além da medicina. Mas existem aqueles benefícios que são mais comuns e usados, como, por exemplo:
- Benefícios do óleo de melaleuca na pele
Devido a sua ação anti-inflamatória e antibactericidas, o óleo de melaleuca é ótimo contra a acne. Também ajuda a controlar a oleosidade no rosto e no processo de cicatrização.
Conheça nosso Sabonete Antisséptico com Óleo de melaleuca aqui!
- Benefícios do óleo de melaleuca nas unhas
Nas unhas, o óleo de melaleuca usa o benefício de ser antibactericida e antisséptico. O produto protege contra a proliferação de bactérias e fungos na região das unhas, assim, diminuindo as chances do surgimento de micose.
- Quais os benefícios do óleo de melaleuca no cabelo?
No cabelo, o óleo de melaleuca cuida da limpeza dos fios, podendo diminuir a caspa quando bem usado. O produto também faz os cabelos crescerem mais saudáveis e jovens e controla a oleosidade das madeixas.
Qual é a indicação do óleo de melaleuca?
Como o óleo de melaleuca tem muitos benefícios, ele é indicado para vários tratamentos, sejam médicos ou estéticos. O óleo de melaleuca é indicado para o tratamento de caspa, micose, oleosidade, tanto na pele quanto no cabelo, pé de atleta, acne, tratamento de feridas e cicatrizes, entre outros. O produto é indicado para a maior parte do público.
Contraindicações do óleo de melaleuca
Existem poucas contraindicações do óleo de melaleuca. A mais importante é não ingerir o produto, na via oral o produto se torna um tóxico bem forte, podendo causar confusão, falta de controle nos músculos e perda de consciência. O medicamento só pode ser usado na pele. Por causa disso, o recomendado é manter afastado de crianças pequenas e animais de estimação.
O óleo também não pode ser aplicado de forma pura na pele, é preciso diluir a substância com água para não irritar epiderme. Em pessoas com a tez sensível, esse cuidado precisa ser redobrado. Também já houve casos de irritação, alergia, coceira e queimação, embora estes sejam raros, ainda é importante ter cautela.
Para pessoas grávidas é preciso uma orientação médica para usar o medicamento. Faltam estudos para comprovar a segurança do óleo usado em gestante, por precaução, seu uso durante a gravidez é desencorajado. Antes do uso, leia as instruções na embalagem e não se esqueça de fazer o teste de sensibilidade. Para armazenar, mantenha o frasco longe da luz, calor e exposição ao ar. Não pode ser mantido em lugares úmidos.
Usando os benefícios do óleo de melaleuca a seu favor
Para cada uso e benefício que o óleo de melaleuca possui, existe uma maneira certa de aplicá-lo. Se feito da maneira errada, a substância pode não funcionar como o esperado e causar algum efeito colateral.
- Pode passar óleo de melaleuca na pele?
O óleo de melaleuca pode ser aplicado na pele, mas desde que seja diluído em água antes do uso e após ser feito o teste de sensibilidade. As instruções desse processo vem acompanhado no produto, mas em caso de dúvida ou uma reação muito adversa, procure um dermatologista.
- Pode passar óleo de melaleuca no couro cabeludo?
Pode sim! Mas assim como na pele, o óleo de melaleuca não pode entrar em contato direto com o couro cabeludo. A recomendação é para aplicar 3 gotas da substância no shampoo e misturar bem. Na hora do banho, aplique o shampoo normalmente, apenas se certifique de massagear bem o couro cabeludo.
- Pode usar óleo de melaleuca puro na unha?
Não pode! Para as unhas, o óleo de melaleuca tem que ser misturado a outro óleo vegetal, como o de coco ou de amêndoas, nunca diretamente, pois como vimos anteriormente, pode causar alergia ou coceira.
- Pode usar óleo de melaleuca nas partes íntimas?
Sim! Uma das funções do óleo melaleuca é justamente combater a candidíase e a vaginite. A maneira certa de usá-lo para esse fim é com a ducha higiênica, misturando 10 gotas na água morna e depois faça a lavagem normalmente.
Como usar o óleo de melaleuca
Existem várias formas de usar o óleo de melaleuca para diferentes finalidades. Confira aqui, qual é a melhor forma de usar o medicamento para resolver o seu problema.
- Como usar o óleo de melaleuca na pele?
Para a acne, aplique o óleo de melaleuca (já diluído!) no algodão ou em um pedaço de papel, em seguida, coloque em cima das espinhas em um movimento circular. Gradualmente, a substância irá ressecar os cravos e as espinhas e desinfetar os poros.
Mas se o seu problema for com cicatrizes e/ou feridas, faça o seguinte: misture 2 gotas do óleo de melaleuca em uma colher de chá de um óleo vegetal. Depois, passe na local desejado, se for uma ferida, aplique o curativo logo em seguida. Faça esse processo 1 ou 2 vezes por dia, até o machucado se curar.
- Como usar óleo de melaleuca no cabelo?
Para tratar a caspa, coloque 3 gotas de óleo de melaleuca em uma xícara de água morna, leve o cabelo normalmente, após usar o shampoo, deixe a mistura agir por no máximo 15 minutos, feito isso, continue a lavagem. Isso pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, 1 ou 2 vezes por semana. Se estiver tendo problemas com piolhos, pingue 15 gotas do óleo em um shampoo de 600 ml. Use até todos os piolhos saírem.
- Como usar o óleo de melaleuca para curar a candidíase?
Contra candidíase, o recomendado é diluir 1 ou 2 gotas de óleo de melaleuca em 100ml de água. Aplique na região íntima por cerca de 20 minutos, pelo menos uma vez por dia no período de 5 dias.
- Como usar óleo de melaleuca na calcinha?
Aplicando duas gotas de óleo de melaleuca na calcinha, você evita o crescimento de fungos na região íntima. Mas atenção, só faça isso se estiver usando a substância por um bom tempo, pois pode causar alguma reação adversa, como alergia ou coceira. Se estiver em dúvida, o melhor é consultar um profissional da saúde.
- Como usar o óleo de melaleuca nas unhas?
Coloque de 2 a 3 gotas no produto escolhido, depois aplique nas unhas afetadas e espere agir por cerca de 50 minutos. Ao menor sinal de irritação, retire o produto.
- Como usar o óleo de melaleuca para o mau hálito?
Para se livrar daquele bafo matinal com o óleo de melaleuca, pegue uma xícara de água morna, coloque uma gota do produto e mexa bem, bocheche por 30 segundos depois da cuspa. Em hipótese alguma engula a mistura ou coloque mais de uma gota. Quando ingerido o óleo de melaleuca se torna extremamente tóxico.
Cuidados ao usar o óleo de melaleuca
- Não ingira: Ingerir o óleo de melaleuca é extremamente perigoso, causando confusão, perda da consciência e dificuldade nos movimentos.
- Cuidado com as alergias: Para quem tem pele sensível, é muito comum que o óleo de melaleuca cause irritações, coceiras ou até mesmo alergias.
- Não use puro: Para evitar reações adversas sempre dilua o óleo de melaleuca, pode ser em qualquer outro produto, mas dê preferência para água.
- Não use durante a gravidez: Como ainda não existem muitos estudos sobre o óleo de melaleuca para grávidas, é recomendado que não se use esse medicamento durante a gravidez.
- Conserve bem o produto: Conserve o produto de forma adequada, para que o óleo de melaleuca mantenha seus benefícios.
- Pode usar óleo de melaleuca de dia?
Não existe nenhuma restrição para o horário de uso do óleo de melaleuca, então você pode usar no momento que lhe vier a calhar.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!