É muito provável que você já tenha ouvido falar em treino funcional, afinal, essa é a nova moda nas academias. De fato, é algo que todas as pessoas deveriam fazer como parte de seu programa de condicionamento físico, afinal, o treinamento funcional é focado na função e no propósito e se traduz em uma atividade além do treino padrão. Portanto, trata-se de uma série de exercícios que tem uma meta específica.

Objetivo do treino funcional
O objetivo pode estar relacionado a melhorar as atividades diárias, como caminhar, empurrar uma porta giratória, agachar para pegar algo pesado ou se preparar para competir em um esporte, como futebol, vôlei ou tênis. O treino funcional é aquele que fortalece de maneira específica e que se traduz diretamente em uma atividade fora da sala de musculação.
Para a maioria das pessoas, a aplicação prática do treinamento funcional consiste em facilitar a execução das atividades diárias. Cada vez mais as academias estão adicionando aulas que podem ajudar as pessoas a se fortalecerem em seus padrões de movimentos cotidianos.
O treinamento funcional se tornou mais popular porque muitas academias estão facilitando o acesso para que seus clientes experimentem essa nova modalidade. Algumas academias têm até a palavra ‘funcional’ incorporada em seus nomes.
Quando esse treino começou a aparecer nas redes sociais, gerou uma curiosidade natural e as pessoas passaram a ouvir e a falar mais sobre o assunto.
Um treino funcional geralmente consiste em exercícios compostos como: agachamento afundo e levantamento terra (deadlift), que requerem mais de um grupo muscular para trabalharem juntos. Por causa disso, eles normalmente imitam os padrões de movimentos cotidianos (como puxar, empurrar, agachar) diferente dos exercícios de isolamento.
Pense nisso: com qual frequência você simplesmente fica no lugar e levanta algo do nível da cintura apenas com o bíceps? Provavelmente isso é algo raro.
Agora, com qual frequência você se agacha para levantar algo do chão? Ou para amarrar seu sapato? A maioria dos movimentos do treinamento funcional trabalha múltiplos pontos (articulação múltipla), e um programa de treinamento funcional deve incorporar movimentos em vários níveis. Isso significa avançar e recuar, ir de um lado para o outro e incluir movimentos rotacionais.
Treino funcional requer pesos livres e não máquinas
As máquinas exigem que você se mova de maneira muito específica e isso não imita como o seu corpo realmente se move. Por exemplo, pense na máquina de extensão de pernas: você nunca vai usar apenas seus quadríceps no seu dia a dia. Eles vão trabalhar juntos com glúteos e isquiotibiais. Portanto, fazer um movimento funcional como um agachamento é muito mais eficiente do ponto de vista do treinamento de força e também permite que você treine os músculos para trabalharem juntos.
Isso não quer dizer que os exercícios de isolamento sejam ruins ou que não tenham um objetivo. Se você estiver trabalhando para ficar em forma e melhorar sua saúde, a maioria dos exercícios deve conter ambos os tipos: tanto movimentos compostos e funcionais, quanto exercícios de isolamento aplicados conforme necessário.
Seu corpo mais eficiente
Ao treinar vários grupos musculares ao mesmo tempo, você ajuda seu corpo a funcionar melhor como um todo. Você está treinando para ser um sistema completo e não apenas partes individuais que funcionam de forma independente.
A mente e os músculos aprenderão a mobilizar vários grupos musculares para realizar um movimento, em vez de confiar apenas em um. Essa movimentação de vários grupos musculares impedirá lesões por esforço, decorrentes do uso de um grupo muscular.
Pense em levantar uma mala pesada. Se você fizer isso de forma errada e apenas se inclinar em vez de agachar, é provável que você use – e potencialmente force – seus músculos da parte inferior das costas. Você pode até acabar se machucando e rompendo um disco (um resultado extremo, mas não inédito).
Mas se você se lembrar dos movimentos funcionais de seu treino, ficará muito mais confortável ao levantar a mala corretamente usando todo o seu corpo. Você agacha e levanta o peso do chão, usando seus glúteos e pernas e mantendo as costas retas e o peito para cima, como costuma fazer com um peso na academia.
Coordenação, equilíbrio e consciência corporal
Mover o corpo de uma maneira que mobilize vários grupos musculares ao mesmo tempo requer certo nível de coordenação, foco e força. É por isso que os movimentos compostos são tão bons para criar força e estabilidade. Quanto mais você treina funcionalmente, melhor você se torna trabalhando o corpo todo como um sistema, ajudando-o a melhorar sua coordenação.
O treinamento funcional também oferece uma excelente consciência cinestésica (consciência de como seu corpo se move) e ensina como se mover com segurança. Todas essas habilidades são muito importantes, tanto na vida cotidiana, quanto na academia, permitindo que nos movamos com determinação e confiança, ajudando-nos a permanecer fortes e seguros.

Diferenciais Recover Farma
Somos especialistas em desenvolver produtos que atuam diretamente no dia a dia das pessoas. Pensando nisso realizamos a manipulação da sua receita, conforme a sua necessidade. Priorizando preços justos junto a qualidade assegurada pelo certificado de manipulação confiável, garantido pela ANVISA. Tudo isso há mais de 8 anos no mercado.
Só a Recover Farma oferece produtos com a mais alta qualidade, direcionados para todos os tipos de públicos. Nosso objetivo é que todos vivam de forma saudável e feliz em todos os estágios da vida.
Queremos te ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar. Por esses motivos, lançamos mais de 40 produtos por mês. Nossa meta é proporcionar uma melhor qualidade de vida!
Quanto vale a sua saúde?
Recover Farma, sua farmácia de confiança em um clique!